Comissão de Segurança trata sobre demandas da energia elétrica em Esteio

14/05/2019 - A falta de energia elétrica e a demora no restabelecimento, entre outras demandas, foram debatidas na tarde de hoje(14), na  Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, integrada pelos vereadores Mário Couto (PDT), Ari da Center (PSB) e Márcio Alemão (PT). Com a presença de representantes da concessionaria RGE Sul e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), os vereadores aproveitaram relatar os problemas  que ocorrem nos bairros Novo Esteio e São Sebastião, entre outros pontos na cidade, bem  como a troca de postes de madeira por de cimento e a responsabilidade de poda das vegetações nas redes de energia. Além disso, a instalação de um posto de atendimento no município, a pedido do vereador Sandro Severo (PSB), esteve entre as demandas apresentadas à concessionária. 

Conforme do Consultor de Negócios da RGE, Cristiano Pires, Esteio está figurando entre as cidades da Região Metropolitana com o maior índice de troca de postes de madeira por cimento. Segundo ele, 73% da cidade já possui postes novos, perdendo apenas para Canoas. "Este é um bom índice", falou a diretora de Atendimento aos Órgãos Públicos, Elisandra Castro. 

Os representantes da empresa também destacaram que a revisão dos postes é realizada a cada cinco anos. "Fazemos uma avaliação minuciosa, entretanto, o fato de ser madeira não significa que seja menos resistente. A previsão de duração é de 20 e até 30 anos", falou Daniel Porto, da RGE. Também informaram à comissão que sobre o programa Arborização Mais Segura. "Desde 2015, por meio de convênios com prefeituras, realizamos o projeto que promove a substituição de árvores de espécies e porte inadequados por outras com perfil de crescimento mais apropriado à convivência com as redes de distribuição. Além da segurança no fornecimento, as comunidades são beneficiadas com o aumento do número de árvores plantadas no município, em áreas selecionadas estrategicamente para evitar danos aos equipamentos.", reforçaram os representantes da empresa.  Questionados pelos vereadores, a equipe destacou que a responsabilidade pela arborização é do município. "Somente quando a vegetação chega na rede passamos a agir. Nossas equipes fazem a poda somente nesta situação", explicaram. 

Sobre a possibilidade de um posto de atendimento, os representantes da RGE destacaram que a demanda será levada à direção. Ainda alertaram que uma unidade no município deve possuir a mesma estrutura de atendimento de São Leopoldo. 

Os vereadores solicitaram, ainda, que as trocas de postes sejam relatadas para a Corsan em função da rede de água. "Algumas vezes estoura a rede de água e a comunidade acaba ficando sem água e sem luz", falaram os parlamentares.

A vereadora Fernanda Fernandes (PP0, presente à reunião, solicitou informação sobre o desconto na conta dos moradores, recurso direcionado ao São Camilo. Conforme Elisandra Castro, o valor descontado de pessoas que aderem ao programa Mais Hospital, é deduzido diretamente na conta de luz da fundação. 

Sobre a RGE Sul
A RGE Sul Distribuidora de Energia S/A é uma das distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no Rio Grande do Sul e tem atuação na Região Metropolitana, Centro e Leste do Rio Grande do Sul.  A concessionária atende a 1,3 milhão de clientes em 118 municípios gaúchos, tem 100 mil km² de área de abrangência e 65 mil quilômetros de rede de distribuição. A base de suas operações fica em São Leopoldo.
A reunião contou ainda com a presença da vereadora Rute Pereira (MDB). 

 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

registrado em: