Comissão de Urbanização debate remoção e destino de 18 residências na Vila Navegantes

Moradores querem garantias na continuidade do pagamento do Aluguel Social. Novo encontro será realizado na próxima terça-feira, 29, às 16 horas, na Câmara

Moradores à volta das ruas David Canabarro e Rio Grande, na Vila Navegantes, preocupados com a situação de remoção de 18 residências às margens do Arroio Sapucaia, resultado da obra de alargamento do arroio, que está sendo realizado pela prefeitura de Esteio, se reuniram hoje(22), à tarde com a Comissão de Urbanização da Câmara de Vereadores, integrada por Leonardo Dahmer(PT) e Harri Zanoni(PSB).  Segundo o morador Marco Coelho, a comunidade foi mal informada sobre a mudança, "o que gerou muitas dúvidas para onde seremos acomodados", argumentou. Marco disse que é preciso garantias de que, usando o Programa Aluguel Social, em conformidade com a lei 5.884/14, os moradores não sejam surpreendidos no pagamento do aluguel. "Vamos sair do que é nosso e  não sabemos que destino teremos", afirmou. Coelho também relatou sobre a insegurança das famílias afetadas, especialmente no que diz respeito a busca de fiadores para inscrição no programa.
O presidente da Comissão, Leonardo Dahmer, alertou que está em tramitação na Câmara a alteração na lei que instituiu o Programa Aluguel Social. O novo texto visa assegurar ao núcleo familiar beneficiado a permanência no programa pelo prazo de um mês e até o máximo um ano, devendo ser renovado, caso haja necessidade, até a entrega da moradia definitiva.  Sobre a situação dos avalistas, o presidente afirmou a importância do executivo chamar as imobiliárias credenciadas para negociar. Dahmer ressaltou que é preciso que a Secretaria Municipal de Habitação esclareça como serão os critérios para a remoção e recolocação destas famílias.
Um novo encontro, desta vez com a equipe da Secretaria de Habitação, moradores e a Comissão, está marcado para a próxima terça-feira, 29, às 16 horas, no prédio da Câmara de Vereadores, para o detalhamento das ações no bairro. Participou também da reunião, o vereador Jaime da Rosa (PSB).

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156