Comissão de Urbanização vai pedir extensão da rede de energia para rua das Nações à prefeitura

Moradores temem que local volte a servir de lixão. Proprietários não podem construir sem projeto de energia elétrica pública

O loteamento Nossa Senhora de Lourdes, localizado na rua das Nações, no bairro Tamandaré, foi  tema de reunião na tarde de hoje(24), na Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Harri Zanoni(PSB), Jane Battistello (PMDB), com a participação da empresa concessionária de energia AES Sul e um dos proprietários do local, Matheus Fagundes, na Câmara de Vereadores. Durante o encontro, que contou com a participação do presidente do legislativo, Marcelo Kohlrausch(PSB) e do vereador Jaime da Rosa(PSB), Fagundes,  relata que o problema é a falta de rede de energia pública, o que impede a realização de edificações na área. Além disso, o proprietário reforça a insegurança gerada pela falta de iluminação e o temor que o local volte a servir de lixão.  No loteamento, aprovado há mais de 30 anos e que tem total de 4.851 metros quadros, passa a rede de alta tensão e  não existem residências. Os proprietários, entre eles  Fagundes, planejam construir, mas sem auxilio do poder público para o arruamento e a instalação de postes de energia, "fica inviável", afirma.

Conforme o representante da Aes Sul, Tiago Pedroso, há um termo termo de responsabilidade e compromisso entre o município, AES Sul e empresa construtora, para a abertura e a infraestrutura da avenida das Nações, junto ao loteamento,  celebrado em maio de 2013. Pedroso informou, ainda, que qualquer ação de energia somente poderá ser realizada com o pedido da prefeitura para abertura da rua e a apresentação do projeto de extensão da rede, que deverá ser encaminhado à concessionária.  Também revelou que a obra tem previsão orçamentária no Serviço de Iluminação Pública (SIP), ou a taxa de iluminação pública cobrada nas contas de luz dos usuários. "Em 30 dias a empresa dá o parecer sobre o projeto. E o prazo de validade do projeto é de dois anos", disse.

Um documento com aprovação do Plenário, sugerido pelo presidente da Comissão, Leonardo Dahmer,  solicitando a que a prefeitura encaminhe à Aes Sul o pedido de extensão da rede, envolvendo projeto elétrico e execução da obra será apresentado na sessão ordinária de hoje (24). O executivo não participou da reunião.

Por Terezinha Bobsin reg prof/ MTb/RS 7156

registrado em: ,