Comissões: Vereadores questionam paralisação da UPA 24 horas

03/06/2015 - Durante a tarde de terça-feira, dia 02, a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social se reuniu com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto e a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Goularte Macedo, para tratar de paralisação da obra de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que estará localizada nas esquinas das ruas Percival Lisboa e Novo Hamburgo, na Vila Olímpica. Orçada inicialmente em R$ 2,6 milhões, os trabalhos deveriam ter acabado em dezembro de 2014.  Estiveram presentes ao encontro o presidente da comissão, Jaime da Rosa (PSB) e a vereadora Michele Pereira(PT), além dos vereadores Harri Zanoni (PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Rafael Figliero (PTB).
No início da reunião, Jaime questionou as secretárias sobre o andamento das obras e relatou ter encontrado, durante visita à construção, no último 11 de maio, uma parede torta. "Não precisa ser engenheiro para ver o que tinha de errado. Se não aconteceu, com certeza vai acontecer, que é o desabamento do muro que tinha lá", afirmou o vereador.
Joceane explicou que foi solicitado à empresa responsável pela obra que solucionasse o caso. Porém, o projeto apresentado não foi aprovado por engenheiro da Prefeitura. Então, um outro projetista, que também é perito judicial, foi contratado, de maneira emergencial, para elaborar um novo projeto e apontar erros no anterior.
Já Ana Paula, afirmou ter ido a Brasília, para solicitar  ao Ministério da Saúde extensão de prazo de utilização de recursos previstos para a obra. A solicitação, segundo ela, foi aceita. "Conseguimos, pelo menos, mais doze meses para concluir a obra", afirmou.
Por sua vez, a secretária de Habitação afirmou que novo profissional usou método de construção mais simples, para o projeto, o que deve diminuir tempo da obra, prevista para começar no dia 8 e ressaltou que os custos adicionais causados por erro do projeto original vão ser cobrados na Justiça.

Por Gustavo Santos reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin reg Prof MTb/RS 7156