CREA RS recebe honraria da Câmara de Vereadores amanhã

 

03/06/2019 - O Conselho regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA/RS) vai receber amanhã, 4 de junho, da Câmara de Vereadores, uma honraria pela passagem de 85 anos de fundação da entidade. A realização da cerimônia ocorrerá durante o Grande Expediente, no Plenário (rua 24 de Agosto, 535), e tem a iniciativa da Mesa Diretora, integrada pelo presidente, Euclides Castro (PP), Mário Couto (PDT), Sandro Severo (PSB) e Rue Pereira (MDB). 

 

CREA-RS

Na década de 30, o crescimento do número de cursos superiores e a diferença entre as legislações estaduais referentes ao exercício das profissões, incentivou o então presidente Getúlio Vargas, em 11 de dezembro de 1933, à assinatura do Decreto-Lei nº 23.569, que regulamentou as profissões de Engenharia e Agrimensura. A partir daí, instituiu-se o CONFEA – Conselho Federal, com sede no Rio de Janeiro, e os CREAs – Conselhos Regionais.  

No Rio Grande do Sul, no dia 30 de maio de 1934, foi instalada a sede do Conselho da 8ª Região, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sob a presidência do engenheiro civil Henrique Pereira Netto.  Aproximadamente quatro meses, após sua fundação, já constava o registro de mais de um mil profissionais. O primeiro profissional foi o agrimensor Arthur Adolfo Knak, de Cachoeira do Sul, e a primeira empresa a Ipiranga S.A. Companhia Brasileira de Petróleo. Em 1958, foi criado o Conselho Regional com sede no Estado de Santa Catarina, ficando o CREA-RS atendendo somente os profissionais gaúchos.

Em 1966, com o advento da Lei nº 5.194, foi criada a regulamentação do exercício das profissões da área tecnológica e a incluída no Sistema a profissão de Engenheiro Agrônomo. Nos anos de 1971 e 1972, a partir da necessidade de interiorizar e ampliar a atuação do Conselho, foram instaladas as primeiras regionais nos municípios de Pelotas e Santa Maria. Essa regionalização foi intensificada na década de 80 e, hoje, atua com 44 Inspetorias nos maiores polos regionais do Estado, sendo uma delas neste município.

Ao longo desta trajetória de 85 anos, alicerçada na valorização das profissões da área tecnológica e na defesa da sociedade, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul tem participado ativamente nas discussões técnicas, que demanda conhecimento técnico-científico dos profissionais do Sistema Confea/Crea para a retomada do crescimento regional e nacional. O CREA-RS congrega os profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia, Geografia e também os Tecnólogos, abrangendo, em nível nacional, um milhão de profissionais e, destes, no Estado, 70 mil que, com seu trabalho atuam Rio Grande do Sul, junto às 12 mil empresas. Além dos profissionais, integram o Sistema as 72 entidades de classe e as 47 instituições de ensino no Estado do Rio Grande do Sul, completando a tríade ensino-regulamentação-associação.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156

registrado em: