Cristiano Coutinho é reeleito presidente para o exercício de 2024

Coutinho é o primeiro presidente a ser reeleito, em mandato consecutivo, na história recente da Câmara, há pelo menos 40 anos

 Por Assessora de Imprensa (Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156)

13/11/2023 - O atual presidente da Câmara Municipal de Esteio, vereador Cristiano Coutinho (MDB), será reconduzido para mais um ano de mandato frente ao Legislativo para o exercício de 2024. A votação da nova Mesa Diretora ocorreu na noite de ontem(12), durante a sessão ordinária semanal. Coutinho, que recebeu seis votos, do total de 10,  é o primeiro presidente  a ser reeleito, em mandato consecutivo,  na história recente da Câmara, há pelo menos 40 anos, desde a gestão do ex-vereador Manoel Luiz Suppi (1979 a 1982), quando o mandato era de dois anos. A partir de 1993 o mandato passou a ser anual, formato alterado a pedido do ex-vereador José Hauck.

Coutinho, que comemorou a reeleição, destaca que a ideia é seguir com a missão de trabalhar de forma transparente e igualitária no último ano desta 17ª Legislatura (2021-2024). “A política se faz com diálogo e sempre pensando no melhor para nossa cidade. E é esta a nossa prioridade em 2024”, reforçou. 

Com o presidente, foram eleitos a vereadora Fernanda Fernandes (PP), vice-presidente; Marcelo Kohlrausch(PSB) e Leo Dahmer (PT), primeiro e segundo secretários, respectivamente para o exercício de 2024. Na oportunidade, os vereadores elegeram os integrantes das seis comissões permanentes e temáticas;  as comissões representativas para o período do recesso, que se inicia no dia 16 de dezembro e se encerra em 29 de janeiro, bem como os líderes de bancada do ano que vem. A posse da nova mesa será anunciada ainda nesta semana pela presidência.

Sobre o presidente:

Cristiano Coutinho, morador de Esteio há três décadas, pai de dois filhos, empreendedor. Diretor na Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo. Coordenador político do programa Busca Ativa Escolar. Atuou no Desenvolvimento Social e como coordenador do primeiro abrigo para refugiados venezuelanos no Município. Foi chefe de gabinete parlamentar no Legislativo e  Diretor de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

As comissões ficam assim constituídas:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação: Fernanda Fernandes(PP), Gilmar Rinaldi(PT) e Luciano Battistello(MDB)

Comissão de Finanças e Orçamento: Leo Dahmer (PT), Fernanda Fernandes (PP), Fernando Luz (PP)

Comissão de Transporte, Habitação e Urbanização: Gilmar Rinaldi (PT), Marcelo Kohlrausch(PSB), e Jorge Elias (PP)

Comissão de Segurança Pública, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor: Marcelo Kohlrausch(PSB), Sandro Severo(PSB), Francisco Alves (PL)

Comissão de Educação, Cultura, Menor e Desporto: Sandro Severo (PSB), Leo Dahmer (PT) e Fernando Luz (PP)

Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social: Luciano Battistello(MDB0, Jorge Elias (PP) e Francisco Alves (PL)

Os líderes de bancada:

MDB - Luciano Battistello

PL - Francisco Alves

PT - Gilmar Rinaldi

PP - Fernando Luz

PSB - Sandro Severo

As comissões representativas para o período de recesso:

Luciano Battistello, Francisco Alves, Gilmar Rinaldi, Fernando Luz e Sandro Severo

Conheça dos vereadores da Mesa Diretora de 2024:

Cristiano Coutinho:

https://www.esteio.rs.leg.br/cristiano-coutinho

Fernanda Fernandes: 

https://www.esteio.rs.leg.br/fernanda-fernandes

Marcelo Kohlrausch

https://www.esteio.rs.leg.br/marcelo-kohlrausch

Leo Dahmer

https://www.esteio.rs.leg.br/leo-dahmer