Dahmer participa de audiência pública em defesa da Fundação Liberato

O vereador Leonardo Dahmer(PT), participou na manhã de ontem(12), da audiência pública na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa que tratou das dificuldades  enfrentadas pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Viera da Cunha, de Novo Hamburgo,  devido ao corte de recursos por parte do Governo do Estado. A atividade foi proposta pelo deputado estadual Tarcísio Zimmermann(PT) e debateu a crise financeira pela qual passa a instituição. Conforme o vereador, a Fundação Liberato possui 3.500 alunos de 55 cidades e muitos são de Esteio. Além disso, o Liberato é uma fundação pública de direito privado e compete ao Estado, por lei,  o pagamento dos salários e demais encargos trabalhistas. Atualmente, servidores da instituição estão há três meses sem receber benefícios como vale-transporte, vale-refeição e auxílio-creche. "A prevalecer este cenário, a fundação terá que aumentar as cotas das mensalidades e mesmo acabar com as isenções que muitos alunos de baixa renda que se esforçaram e passaram no processo seletivo. Este quadro de instabilidade tem preocupado muitos pais e alunos que não terão mais condições de continuar os estudos", reforça o vereador.
Sem a presença do Secretário Estadual de Educação,  Viera da Cunha, os deputados Zimmermann e Juliano Roso (PCdoB) propuseram que a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia promova uma reunião com representantes do Governo do Estado para que a situação seja resolvida.

Por Terezinha Bobsin
Reg prof MTb 7156