Dahmer solicita retomada das tratativas para construção de bacias de contenção no Arroio Sapucaia

Segundo o vereador, a obra se faz necessária para aliviar o volume de enxurrada, evitando alagamentos.

28/06/2023 – A retomada das tratativas entre os municípios de Esteio e Canoas para construção de bacias de contenção  às margens do Arroio Sapucaia, no trecho da região do Residencial Jardim das Figueiras, é uma das solicitações do vereador Leo Dahmer(PT) ao Executivo, aprovada em Plenário na noite de ontem(27), na Câmara Municipal. As bacias de contenção estão previstas no Plano Municipal de Drenagem Urbana, de 2017, mas depende de ação conjunta entre as cidades vizinhas para resolver  o problema de inundações. "Haviam áreas destinadas para a construção e tratativas entre Canoas e Refinaria Alberto Pasqualini. Havia também um estudo em andamento, mas precisa ser feito um cronograma para a execução destas obras essenciais para evitar as enchentes", afirmou.

Os reservatórios servem para controlar temporariamente o excesso de água do curso para posterior liberação, de forma a evitar o transbordamentos. Para ele, de acordo com estudo da Universidade Federal do RS(UFRGS), de  2016, o sistema de contenção nos arroio Sapucaia e Guajuviras (em Canoas), que é um afluente do Sapucaia, seriam projetados para encher nos momentos extremos e esvaziar lentamente após as cheias. O documento com a solicitação do vereador será encaminhado ao Executivo ainda nesta semana.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa