Destino do prédio do antigo INSS vai ser alvo de questionamento junto ao Ministério da Previdência

Prédio foi interditado em 2006 por risco de desabamento. Agência foi construída no lugar de uma antiga praça, na rua Machado Lopes, 256

08/03/2023 - O destino do prédio onde funcionou por 39 anos o Instituto Nacional de Seguridade Social, em Esteio, na rua Dona Olga Jankoski, 68, na Vila Osório, é mais uma vez questionado pelo vereador Marcelo Kohlrausch (PSB). O direcionamento do documento aprovado pela Câmara de Vereadores na última semana (2), será para o Ministério da Previdência. O parlamentar ressalta que a antiga sede da previdência está em estado de abandono, com infiltrações e com a vegetação crescendo desordenadamente. "O local serve de esconderijo para delinquentes. É um descaso manter um prédio degradado em área nobre da cidade. O prédio está localizado próximo a estação da Trensurb, pista de caminhada e residências, portanto, é uma área pública subaproveitada", defende, sugerindo que  a área onde permanece o prédio decadente poderia ser utilizado para construção de habitações populares via o Programa Minha Casa Minha Vida.

História: Agência de Esteio foi interditada no dia 18 de agosto de 2006, com risco desabamento. A unidade fechou, definitivamente, em fevereiro de 2007, deixando mais de 400 usuários sem serviço. Na época, os serviços foram transferidos, temporariamente, para a agência de Canoas. A decisão de fechar a agência de Esteio partiu da Gerência Executiva do INSS em Canoas, ao constatar, através de laudo fornecido pela Engenharia do INSS, que o prédio oferecia risco aos servidores que lá trabalham e ao público, devido às más condições de conservação, já que o teto estava caindo. Neste período, as Câmara de Vereadores de Esteio e Sapucaia do Sul se movimentaram, através de audiências públicas. Em janeiro de 2007, os vereadores foram até Brasília, com recursos próprios, para que os serviços fossem mantidos em Esteio e pressionar pelo aluguel de um novo espaço temporário. A prefeitura de Esteio, com aprovação do Legislativo, repassou a área - antiga Praça da Legalidade - onde atualmente funciona o INSS à União. Em dezembro de 2007, a empresa vencedora do processo licitatório, Construtora JRN Ltda., de Minas Gerais, assinou o contrato da obra. Em janeiro 2010, a agência foi oficialmente inaugurada pelo governo federal, na rua Machado Lopes, 256.

Comunicação Social - Assessoria de Imprensa