Em audiência pública, vereadores debatem metas fiscais do município

Na tarde desta terça-feira (29), os vereadores integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento, Leonardo Pascoal (PP), Jane Battistello (SD) e Felipe Costella (PMDB), realizaram Audiência Pública para discutir o relatório de cumprimento das metas fiscais relativo ao 2º quadrimestre de 2015. Eles receberam a diretora da Secretaria Municipal de Arrecadação e Gestão Financeira, Sônia Vieira, e o Contador Geral do Município, Fábio Gonçalves.

Entre questões debatidas pelos vereadores e representantes da Secretaria, destacaram-se as receitas orçamentárias do município. Conforme Sônia Vieira, a receita total tem previsão de R$ 242,8 milhões e o valor arrecadado, até o momento,  é de R$ 157,9 milhões. Já em relação as receitas orçamentárias relativas ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), de acordo com a diretora, foram arrecadados R$ 13,9 milhões e a previsão é de R$ 19 milhões. A Câmara de Vereadores, por sua vez, teve despesa total por fonte de R$ 6,3 milhões, tendo como valor empenhado R$ 3,7 milhões.

Para a diretora Sônia Vieira, algumas implicações acerca da receita tributária podem ser preocupantes, no sentido de que o município tem débitos a buscar em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Enquanto parte da população não se apropriar do fato de que precisa pagar o IPTU para ter direito a outros investimentos, será complicado, já que, apenas nesse imposto, temos um estoque grande de dívida ativa somando mais de R$ 5 milhões”, explica. Contudo, de uma maneira geral, ela evidencia que os resultados estão dentro do esperado.

A audiência, que atende a Lei de Responsabilidade Fiscal, também contou com a presença dos vereadores Harri Zanoni (PSB), Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Marcelo Kohlrausch (PDT) e Michele Pereira (PT).

Por Marco Prass - estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb 7156