Enchentes: Estado garante que obras contra as cheias são prioridade do governo

Para os vereadores, somente com obras de macrodrenagem, e a construção de bacias de contenção, esse problemas serão resolvidos.

12/07/2023 - O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do RS, Carlos Rafael Mallmann, em reunião, na manhã de hoje(12),  com uma comitiva da Câmara Municipal de Esteio, integrada pelos vereadores Derli Scienza (PP), Fernando Luz (PP), Fernanda Fernandes (PP),  Gilmar Rinaldi (PT), Luciano Battistello (MDB), Marcelo Kohlrausch(PSB) e Sandro Severo (PSB), assegurou que as obras contras as enchentes em toda a região Metropolitana e Vale do Sinos, são prioridade do governo do Estado.  A afirmação foi dada durante o encontro no Centro Administrativo Fernando Ferrari, marcado pelos vereadores Fernando Luz e Marcelo Kohlrausch, oportunidade em que os parlamentares cobraram, em entrega de documento, ações específicas para a questão das enchentes e urgência no processo. Os vereadores destacaram que o efeito do ciclone fez com que a cidade sofresse, após oito anos, com um problema histórico e que vem sendo combatido ao longo do tempo. "Ao longo dos últimos anos a administração municipal de Esteio realizou diversos investimentos para mitigar o risco das enchentes. Essas ações envolveram a remoção de famílias de áreas de risco, manutenção preventiva dos arroios, construção de diques e também instalação de novas redes de drenagem", afirmaram.

Os vereadores ainda falaram sobre os  estudos  realizados sobre o tema, e todos eles apontavam também para a importância das bacias de contenção. "O Governo do Estado  fez diversos estudos nos últimos 10 anos para fazer grandes obras, mas nada saiu do papel", relatou Luz. Para os vereadores, somente com obras de macrodrenagem, e a construção de bacias de contenção,  esse problemas serão resolvidos.

Marcelo Kohlrasuch informou que um destes estudos, realizados pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sugere a construção de uma bacia de contenção de 39 hectares em uma área no município de Canoas, no entorno da Refinaria Alberto Pasqualini, e mais seis bacias ao longo do arroio Guajuviras. "Essa área compreende a divisa entre os municípios de Esteio e Canoas e chegaria a quase 62 hectares, com capacidade de armazenar um volume de água de 1,3 milhão de metros cúbicos. É importante destacar que o município de Esteio, em virtude de sua característica territorial, não possui área apropriada para a realização desse tipo de intervenção”, reforçou.

O secretário também informou que  o estado vai encaminhar pedido ao governo federal para investimentos de R$ 1 bilhão para toda região metropolitana, que pega também as bacias dos Sinos, e  Gravatai. Sobre os estudos realizados pela Metroplan, conforme Mallmann, o estado precisa realizar uma licitação para as obras, conforme regras do Tribunal de Contas. "Já estão sendo feitos os estudos ambientais e estamos pedindo celeridade no processo. Mas por ser uma obra grandiosa, precisamos seguir os trâmites", falou, sem informar prazos.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa