Enchentes: Vereadores participam de audiência na ALRS sobre construção de bacias de contenção

Obras para conter águas dos arroios Sapucaia e Guajuviras dependem de recursos; vereador defendeu obras para evitar enchentes causadas  pela BR-448

12/06/2015 - Os vereadores Beatriz Lopes (PT), Leonardo Dahmer (PT) e Marcelo Kohlraush (PDT) estiveram presentes em audiência pública solicitada pelo vereador Leonardo Pascoal PP), também presente no evento, junto ao deputado estadual Marcel van Hattem (PP), membro da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, para tratar de construção de bacia de contenção do arroios Guajuviras e Sapucaia, com a intenção de minimizar as enchentes em Esteio e Canoas. O encontro foi realizado em Porto Alegre, na sede da Assembleia.

A obra de contenção, quando finalizada, teria a capacidade de reter 1,3 milhão de metros cúbicos de águas. As bacias seriam construídas em uma área de 64 hectares, em Canoas, já que Esteio não disponibiliza de área suficiente para abrigá-las. Além disso, obra vem sendo apontada como necessária desde 2006, quando foi feito estudo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH). Conforme explicou, durante a audiência, o representante da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Jayme Ricardo Keunecke, o valor necessário para a realização dos trabalhos seria de R$ 258 milhões. O projeto já foi entregue ao Ministério das Cidades, porém, até o momento, não foi dada a autorização de liberação de recursos. Em suas falas, todos os vereadores presentes defenderam uma união suprapartidária para trazer recursos às obras.

Marcelo Kohlrausch (PDT), em seu pronunciamento, questionou o fato de que, originalmente, eram previstos que 25 mil metros cúbicos de água do arroio Esteio seriam armazenadas pelas bacias. No entanto, em projeto apresentado agora, não é mais prevista a retenção de águas deste córrego em específico, segundo o parlamentar.  O vereador ainda questionou o fato de que, no projeto de construção da BR-448, estavam previstas a construção de diques auxiliares para que a rodovia não causasse enchentes. "Tem um estudo hidrológico realizado pelo próprio Dnit sobre o sistema de proteção para enchentes  que aponta a necessidade de construção de dois diques auxiliares após a BR-116 e duas casas de bombas junto a BR 448", afirmou Marcelo. Sobre a execução de um outro estudo para evitar cheias apontado pelo representante da Metroplan,  Jayme Keunecke, Marcelo Kohlrausch declarou ser desnecessário, pois segundo ele, esta análise já foi feita para a construção da rodovia.

Ao final, o deputado Marcel van Hattem sugeriu que a ata da audiência fosse levada para bancada gaúcha no Congresso Nacional e enviada aos Ministérios das Cidades e Integração Nacional, cobrando uma posição oficial dos órgãos sobre a liberação dos recursos. Caso as pastas não respondam, ou mediante uma resposta negativa, o parlamentar defendeu que uma comitiva, liderada por deputados, fosse a Brasília na sede dos ministérios. Pascoal também sugeriu que o documento fosse enviado ao Ministério do Planejamento, o que foi apoiado por Van Hattem.

O presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, Nelsinho Metalúrgico (PT), concordou com a iniciativa e também sugeriu que ata fosse enviada ao Departamento Nacional de Infraestrututa Terrestre (DNIT).

Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTB 7156