Vereador solicita pressa na contratação de empresa de manutenção da BR116 ao DNIT

Contrato entre o órgão federal e a empresa de manutenção foi rescindido e vereador teme período de enchentes

01/06/2015 - A Câmara de Vereadores de Esteio, a pedido do vereador Marcelo Kohlrausch(PDT), vai encaminhar um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), solicitando pressa no processo administrativo que se refere a contratação de empresa para desobstrução e limpeza das canalizações da BR116. Kohlrausch destaca que já havia solicitado ao órgão cópia do cronograma da limpeza das canalizações que pertencem ao departamento. Porém, para surpresa do vereador,  o Dnit informou que o contrato com a empresa Sulmat Materiais de Construção, responsável pela execução dos serviços de restauração e manutenção da BR116, foi rescindido. Segundo informações do Dnit, o prazo para a contratação de uma nova empresa é de 60 a 90 dias. “Estou pedindo para que o prazo seja acelerado devido a época das chuvas, o que pode gerar novamente o problema de inundação”, explica.  Segundo ele, recentemente o município foi assolado por águas retidas junto à rodovia, devido aos dutos estarem entupidos. "A própria BR116 ficou intransitável, pois a água ficou represada entre os seus muros. A mancha de inundação alastrou-se sobre bairros da cidade que jamais haviam sido afetados”, lembra.

Para reforçar os serviços de manutenção e limpeza destes canais de drenagem, o vereador solicitou, ainda,  ao Executivo Municipal,  reforço na limpeza dos arroios até a BR116 e após a BR-448 até o Rio dos Sinos, que são de responsabilidade do Dnit, visando evitar enchentes iguais as que assolaram a cidade em 2013 e 2014.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Foto: Clic RBS