Escolas e creches poderão auxiliar no combate ao diabetes

Anteprojeto, apresentado ao plenário da Câmara na terça-feira (2) pelo vereador Jorge Elias (PP), sugere a criação do Programa de Prevenção ao Diabetes nas Creches e Escolas Públicas, para diagnóstico precoce da doença

04/04/2024 – Criar o Programa de Prevenção ao Diabetes nas Creches e Escolas Públicas, para prevenir a doença e possibilitar o diagnóstico precoce entre as crianças de Esteio. É o que propõe o vereador Jorge Elias (PP) no anteprojeto 7/2024, apresentado ao plenário da Câmara na sessão semanal de terça-feira (2).

De acordo com o texto encaminhado ao plenário, no caso da proposta se tornar lei, um formulário padronizado, com perguntas, que visam identificar possíveis sintomas do diabetes, será preenchido no ato da matrícula em creches e escolas municipais, pelos responsáveis dos futuros alunos. Se mais de uma questão for respondida afirmativamente, a criança será encaminhada à rede pública de saúde.

Na justificativa ao anteprojeto, o vereador Jorge ressalta a importância do diagnóstico do diabetes o mais rápido possível. “A apresentação deste anteprojeto de lei tem como objetivo alertar aos pais e professores da rede municipal de ensino sobre a importância de identificar e reconhecer os sintomas em crianças e adolescentes, para que seja iniciado o tratamento ainda na fase inicial da doença”, afirmou.

A proposta segue para a apreciação da Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio