Esteio pode ter Centro de Referência do Transtorno Autista

A intenção do Certa é reintegrar a criança na sociedade, priorizando a autonomia social e a inclusão.

19/05/2023 - O  vereador Sandro Severo(PSB) recebeu na manhã de hoje(19), o vereador porto-alegrense, Cláudio Janta  (SD). Na pauta do encontro,  a criação de um Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa) em Esteio, a exemplo do que já existe na Capital, proposta de autoria do vereador Janta.  A ideia é que no centro, além de fazer o diagnóstico precoce, sejam oferecidos infraestrutura e os profissionais necessários ao alcance desta população, extraindo a máxima capacidade de cada um.  Conforme Janta,  por  falta de atendimento especializado, pais, mães e cuidadores não conseguem sequer descobrir o que seus filhos têm. “Quanto mais acesso, diferentes tipos de profissionais podem ajudar estas crianças a se desenvolverem até o ponto em que são capazes”, destacou.

Segundo Severo, Esteio precisa avançar na questão do Transtorno Espectro Autista, criando políticas na cidade, especialmente no diagnóstico precoce. “Avançar nessa demanda é fundamental, uma vez que é procura é alta, e quanto mais cedo se tem acesso a tratamento especializado, maiores as chances de desenvolvimento”, defendeu. Sandro ainda destacou que a intenção do Certa  é reintegrar a criança na sociedade, priorizando a autonomia social e a inclusão.

Eles aproveitaram também para falar sobre a Lei Municipal 7.128/2019, que obriga os estabelecimentos públicos e privados do município de Esteio a inserirem, nas placas de atendimento prioritário, o Símbolo Internacional de Acessibilidade da ONU do Autista, de autoria do vereador Sandro Severo.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa