Esteio poderá contar com Banco de Materiais Ortopédicos

Proposição é dos vereadores Luciano Battistello e Sandro Severo

31/05/2023 -  Se depender dos vereadores Luciano Battistello (MDB) e Sandro Severo (PSB), Esteio poderá contar com o Banco de Materiais Ortopédicos novos e usados. A proposta, que já foi instituída no âmbito do Legislativo (Resolução nº 796/21) por iniciativa de Severo,  foi aprovada na noite de ontem(30), durante a sessão semanal da Câmara de Vereadores.  O anteprojeto de lei estabelece que o banco contará com materiais ortopédicos novos ou usados, doados pela comunidade ou até mesmo consignados, tais como cadeira de rodas e de banho, muleta, andador, bengala, cama hospitalar, tipoia, prótese, entre outros, destinados exclusivamente ao atendimento dos casos encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a matéria, o Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde será responsável pelo recebimento, armazenamento e cessão gratuita de uso dos materiais àqueles que deles necessitam. Entretanto, segundo a proposição, o uso será restrito aos residentes de  Esteio. "O objetivo atender pessoas carentes de nossa cidade, que necessitam de materiais ortopédicos ou próteses, e não possuem condições para adquiri-los. Também destacamos que muitas pessoas que já fizeram uso destes materiais e não mais os estão utilizando, não sabem para onde podem ser doados. Por isso, a necessidade de existir um local determinado para doação", alegaram os vereadores Luciano Battistello e Sandro Severo.

Para viabilizar o funcionamento do banco, o Executivo Municipal estimulará campanhas de voluntariado com as secretarias municipais, associações comunitárias e Organizações Não Governamentais – ONGs visando incentivar doações por parte de pessoas físicas e jurídicas. A matéria aprovada segue para avaliação do Executivo.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa