Esteio poderá ter Centro de Referência do Transtorno Espectro Autista

Matéria aprovada em Plenário na noite de ontem(14), vai ser encaminhada ao Executivo para avaliação

14/06/2023 - A Câmara Municipal de Esteio aprovou na noite de ontem(13), a proposta, em forma de anteprojeto de lei, do vereador Sandro Severo (PSB), criando o Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista (Certa), instituição dedicada ao diagnóstico e atendimento de crianças com autismo. A medida, que vai ser encaminhada ao Executivo para avaliação, prevê atendimento  pela Secretaria Municipal de Saúde, com equipe multidisciplinar, formada por neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e outros profissionais  e busca proporcionar métodos modernos para diagnóstico, tratamento e desenvolvimento da autonomia das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O anteprojeto ainda prevê que o Centro poderá firmar convênio ou parceria com organizações e instituições para a realização de trabalhos e projetos de desenvolvimento intelectual e motor das pessoas com o transtorno.

Segundo o vereador proponente, pessoas com autismo podem apresentar algumas características específicas, como manter pouco contato visual;  ter dificuldade para falar ou expressar ideias e sentimentos ou ficar desconfortáveis em situações sociais, além de poderem apresentar comportamentos repetitivos. “É importante ressaltar que o autismo não é uma doença, mas sim, um modo diferente de se expressar e reagir, que, apesar de não ter cura, não se agrava com o avanço da idade. No entanto, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores serão as chances de buscar  qualidade de vida e a autonomia”, destacou o parlamentar.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa