Esteio terá Vereador Idoso por Um Dia

Através da Procuradoria Especial do Idoso, integrada pelos vereadores Mário Couto (PDT) e Rute Viegas Pereira (MDB), a Câmara de Vereadores de Esteio deverá instituir, em breve, o projeto "Vereador Idoso por Um Dia".  A proposta está tramitando pelas comissões Permanentes para análise. A ideia, de acordo com os proponentes, é que a atividade ocorra, anualmente, na primeira semana do mês de setembro, coincidindo, com o Dia Internacional do Idoso (1° de outubro).

Segundo Mário Couto e Rute Pereira, que é uma das autoras do projeto  Prefeito, Vice e Vereador por um Ano,  o objetivo é contribuir para o fortalecimento da imagem da pessoa idosa junto à comunidade;  agregar respeito das demais gerações; sensibilizar a sociedade para as diversas formas de participação da pessoa idosa; proporcionar canais de comunicação, convívio social e a troca de experiência entre a pessoa idosa e as demais gerações, através da participação no Poder Legislativo;  integrar a pessoa idosa com o Poder Legislativo; despertar os valores da ética, cidadania e debate construtivo em prol da sociedade; sensibilizar a sociedade quanto a longevidade da pessoa, além de valorizar e estimular a prática da participação da comunidade na política.

O projeto "Vereador Idoso por Um Dia" será composto por dez vereadores idosos e cinco suplentes, sendo as vagas reservadas, preferencialmente, para os idosos participantes dos programas desenvolvidos pelo município junto aos Centros de Convivência e Assistência Social, Casa de Cultura, dentre outros gerenciados pelo Executivo. Além disso, os idosos participarão de uma  sessão simulada, oportunidade em que haverá apresentação, discussão e votação das proposições sugeridas. "Nossa intenção é ampliar a participação da pessoa idosa junto ao Poder Legislativo Municipal, trazendo-os para o debate e apresentação de ideias em prol da melhoria da qualidade de vida da população esteiense nas áreas de saúde, meio ambiente, segurança pública, assistência social, cultura, esporte e lazer, bem como fortalecer a imagem e reconhecendo a importância da pessoa idosa, frente às novas gerações", afirmam.

Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156