Euclides Castro vai conduzir o Legislativo esteiense em 2019

Nova Mesa Diretora foi eleita na noite de ontem(11)

A Câmara de Vereadores de Esteio vai ser conduzida em 2019 pelo vereador e professor Euclides Castro (PP). Eleito por unanimidade, na noite de  ontem (11), Castro vai ter na Mesa Diretora o vice-presidente, o vereador Mário Couto(PDT) e os vereadores Sandro Severo (PSB) e Rute Pereira (MDB) como 1º e 2º secretários, respectivamente, também eleitos por oito votos a favor, uma abstenção e um voto contra. Euclides Castro, que é atualmente o vice-presidente da Câmara, explica que entre suas metas destaca-se o desejo de que o Legislativo trabalhe de forma pró-ativa e consonante com o Executivo Municipal para que o bem da comunidade prevaleça. Também objetiva ampliar os canais de escuta e diálogo com a comunidade  e implementar de forma efetiva  Projeto de Proteção Contra Incêndio  (PPCI), tendo em vista o enorme número que pessoas que se utilizam  dos serviços da Câmara Municipal e seu Plenário. "Nossa ideia,  como Poder fiscalizador, é dar o exemplo com suas ações em todas as atividades do serviço público. Me honra muito este compromisso. ", disse.
Durante a sessão, ainda, foram eleitos os líderes de bancada; formadas as comissões permanentes, além de eleita a Comissão Representativa para o período de recesso, que se inicia dia 15 e encerra em 30 de janeiro.  A posse da nova Mesa Diretora ocorre no dia 28,  na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, com horário ainda a ser definido.

Perfil do presidente:

Euclides Castro, 52,  é natural de Esteio. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, deu aula no colégio Maria Auxiliadora e Espírito Santo, de Canoas. Alguns anos após, passou a trabalhar nas escolas municipais de Esteio. Professor no Camilo Alves, foi eleito diretor pela comunidade e reconduzido ao cargo. A partir de então, Euclides, juntamente com a comunidade escolar, realizou diversas mudanças significativas na escola, tanto estruturais quanto com relação ao ensino - o que fez com que a escola fosse a melhor colocada do município no índice do IDEB.
Em 2016, o então diretor Euclides elegeu-se vereador mais votado do partido na cidade. Suas principais bandeiras como representante do povo são a qualidade da gestão pública, com honestidade e transparência, a saúde e a educação. O parlamentar foi eleito com 1.133 votos. É presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e integrante da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Confira as Comissões Permanentes para 2019:

Justiça e Redação: Fernanda Fernandes, Felipe Costella e Sandro Severo
Transporte, Urbanização e Habitação: Luiz Duarte, Harri Zanoni e Luiz Duarte
Saúde, Meio ambiente e Assistência Social: Rute Pereira, Leo Dahmer e Mário Couto
Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos: Márcio alemão, Mário Couto e Harri Zanoni
Finanças e Orçamento: Felipe Costella, Leo Dahmer e Fernanda Fernandes
Educação, Cultura e Desporto: Sandro Severo, Rute Pereira e Márcio Alemão

Foto: Da esquerda para direita: Rute Pereira, Sandro Severo, Euclides Castro e Mário Couto
Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156