Evasão de alunos da rede municipal de ensino é tema de reunião na Comissão de Educação

A evasão de alunos nas escolas da rede municipal de ensino foi tema de debate na última terça-feira (5), entre a Comissão de Educação da Câmara Municipal, integrada pelos vereadores Euclides Castro (PP), Márcio Alemão (PT) e Rute Pereira (PMDB); a Secretaria de Educação e o Conselho Tutelar.  Na discussão, foram levantadas questões relativas à Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai), um instrumento criado no RS para escolas estaduais e municipais, que pretende contribuir com gestores e professores na identificação de situações e resgate de alunos que, por alguma razão, deixam de frequentar os bancos escolares.  A Ficha deve ser preenchida pelo Professor de Referência de turma, quando constatadas faltas reiteradas do aluno de 6 a 17 anos, durante 5 dias consecutivos ou 20% de ausências injustificadas mensais. No município, conforme a Educação, são cerca de 700 Ficais abertas e cerca de 1.800 alunos em monitoramento.

Para a Conselheira Tutelar, Janaína Santos, é um desafio para a política de educação, bem como para município, a busca de alternativas que impeçam a evasão escolar. "O principal fator é o vinculo da escola com a comunidade. É preocupante a situação, que precisa ser repensada para 2018", relata.  Também a Conselheira Elisete Bandeira, disse que o Conselho Tutelar vem fazendo as visitas domiciliares, mas a demanda com questões mais urgentes, a exemplo de abusos contra crianças e adolescentes, acabam tomando mais tempo. Também destacou que o maior órgão de atendimento de criança e do adolescente  é a escola, onde está concentrado o maior número de profissionais. "Nem tudo é o Conselho Tutelar que vai resolver. O papel do conselho precisa ser conhecido. É preciso construir juntos o caminho, Educação, Assistência Social, Conselho, Câmara e Ministério Público, para que os alunos  voltem a frequentar a escola", disse.

Segundo a diretora de Educação, Rose Cutruneo,  as matriculas não serão mais automáticas a partir de 2018, o que vai colocar a família na condição de ir até a escola atualizar o cadastro.  A diretora também afirmou que o regimento das escolas também está sofrendo revisão . "Hoje o aluno faz o que quiser", falou. Rose Cutruneo colocou-se à disposição do Conselho Tutelar e sugeriu uma nova reunião para que sejam debatidos assuntos mais específicos.

Para o presidente da Comissão, Euclides Castro, há o comprometimento do município com a educação de todas as crianças e adolescentes . "Seguimos estudando maneiras para diminuir cada vez mais a evasão escolar", afirmou.

Uma nova reunião foi agenda para a próxima quarta-feira, 13, às 13h30min, na Sala de reuniões do segundo andar do Legislativo. Participaram também o vereador Luiz Duarte (PT) e o presidente da APAE de Esteio, Afonso Tochetto.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156