Felipe Costella e Fernanda Fernandes participam da cerimônia de posse dos alunos do programa Um Cromossomo A Mais

21/03/2019 - O vereador Felipe Costella (MDB), e a vereadora Fernanda Fernandes (PP), participaram na manhã de hoje, 21, na Prefeitura, da posse do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, do projeto "Um Cromossomo A Mais", pelo Dia Internacional da Síndrome de Down. Os cinco estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Esteio e da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência de Esteio (Apapede) foram eleitos pelos colegas das duas instituições para assumirem seus cargos simbólicos. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) com Apae e Apapede.

Na oportunidade, Lucas Geyer (Apae), foi eleito como prefeito, enquanto Natalia da Silveira Lopes (Apae) ficou com a vaga de vice-prefeita. Os alunos Enio Danbros Sartori (Apae), Tauan Lopes Centeno (Apae) e Ronald Correa Domingos (Apapede) ocuparam as funções, respectivamente, de secretários municipais de Cidadania, de Educação e de Saúde. Cada um recebeu um diploma e um crachá.

Durante sua fala, Costella destacou o privilégio de ver estampado nos rostos o orgulho das mães e responsáveis pelos eleitos e a alegria contagiante de cada um. "Quando me perguntam o motivo pelo qual optei pela carreira política digo que foi principalmente para fazer a diferença. Hoje, trago mais um motivo: lutar para que as desigualdades deixem de existir. Em seu discurso, a Diretora da APAE, Fernanda, citou que durante a eleição, nenhum votou em si, mas sim distribuiram o voto para os colegas. Assim, fica mais uma vez demonstrado que o coração puro, mesmo com todas as dificuldades, é dono de um amor gigantesco", frisou.

O prefeito Leonardo Pascoal parabenizou a união das entidades. “Esperamos ansiosos por esse momento, sendo esse o terceiro ano dessa atividade. É uma alegria poder contar neste ano com a participação da Apapede, é muito legal ver essa união. Essa não é uma causa ou uma bandeira de uma pessoa ou de uma entidade, é de todos. Não vemos uma entidade querendo rivalizar ou competir com a outra, pelo contrário e o objetivo final é o mesmo para todos nós. Esperamos que essa projeto possa continuar crescendo a cada ano e quem ganha com isso é a nossa sociedade”, disse.

Fernanda 1.jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156