Fernanda Fernandes quer trazer Seminário Artesão em Foco para Esteio

Pedido aprovado ontem(24) pelo Plenário, vai ser encaminhado ao Governo do Estado

24/05/2023 -  A vereadora Fernanda Fernandes (PP), com apoio do Plenário, quer trazer para Esteio o  Seminário “Artesão em Foco”, realizado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP),  do RS Criativo, programa estratégico da Secretaria de Cultura (Sedac), e da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS). São atividades, com a apresentação do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), que incluem palestra sobre economia criativa e marketing digital, ministrada pelo RS Criativo, e workshop  voltado para capacitação em design territorial, aprimoramento de técnicas e curadoria de produtos. A ideia é proporcionar atividades de troca de experiência e de orientações voltadas ao seguimento do artesanato; promover o aprimoramento das técnicas artesanais, por meio de oficinas de demonstração do saber-fazer; bem como espaços de discussão das políticas públicas municipais, estaduais e federais voltadas ao artesão e ao desenvolvimento do artesanato.

Para a vereadora, o programa é de grande importância para a qualificação dos artesãos, o que vai gerar mais renda e produtividade. "Este projeto do governo do estado tem como objetivo capacitar artesãos e artesãs em temas significativos para a expansão de suas produções, como geração de renda, legislação, microcrédito, novas tecnologias, cooperativismo, empreendedorismo, patrimônio e identidade", defendeu.

O pedido, aprovado por unimidade na noite de ontem(24), na sessão da Câmara de Vereadores, vai ser encaminhado ao Governo do Estado do RS

Saiba o que são os programas:

Programa Gaúcho de Artesanato

O Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização de artesãos e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e orientação aos profissionais, buscando a qualidade dos produtos e a abertura de espaços para a comercialização. Por meio do PGA, é emitida a Carteira de Artesão, que possibilita o reconhecimento como profissional autônomo e a participação em exposições, feiras e eventos no Brasil e no exterior.

RS CRIATIVO

O RS Criativo é um programa estratégico de governo, operado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Criado e atualizado pelos Decretos nº 50.975/2013 e 54894/2019, busca promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

Fonte: Governo do Estado do RS