Fios soltos e falta de manutenção na fiação telefônica são debatidos na Comissão de Segurança

Poder público e empresas de telefonia vão criar um grupo nas redes sociais para tratar do problema em conjunto

A situação dos fios soltos e a falta de manutenção na rede de telefonia de Esteio foram temas de debate da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, integrada pelos vereadores Márcio Schmitz (PT), Harri Zanoni (PSB) e Sandro Severo (PSB), na tarde desta terça-feira (14), na Câmara de Vereadores. Na reunião, de iniciativa da Comissão, participaram representantes da distribuidora de energia elétrica RGE Sul e das concessionárias de telefonia GVT, NET e OI.  O problema dos fios soltos, conforme os vereadores,  acontece tanto no centro, quanto nos bairros da cidade.
   Durante o encontro,  que contou também com a presença dos vereadores Euclides Castro (PP), Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PT), Rute Pereira (PMDB), o Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno, e o vice-prefeito, Jaime da Rosa (PSB), o  presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB),  afirmou que é necessário traçar um plano a ser seguido pelas entidades. “A Câmara e o Poder Público são parceiros para contribuir, mas vamos ficar atentos”, aponta.
    Para o representante da RGE Sul, Thiago Oliveira, todas as fiações regulamentadas na Anatel possuem revisão periódica. No entanto, segundo ele, essa medida não se aplica a fios e instalações clandestinas na rede de telefonia. “Nesses casos, não há como ser fiscalizado”, esclarece.
    Segundo o presidente da Comissão, vereador Márcio, é necessário buscar novas alternativas para solucionar o caso. Além disso, o parlamentar destacou a urgência de criar uma ação para os fios soltos em vários pontos da cidade.  Também o vice-presidente da Câmara, Sandro Severo, apontou a possibilidade de realizar uma ação articulada com a RGE, como plano piloto e referência, na avenida Presidente Vargas, no Centro.
    Já a  vereadora Fernanda sugeriu que seja feito um canal entre o Poder Público e a RGE, a fim de que o Executivo seja notificado toda vez que a distribuidora de energia autorizar alguma empresa. "Desta forma, seriam evitadas instalações ilegais na rede de telefonia", disse.
    Inicialmente, a Comissão e os representantes das três operadoras, além do Secretário de Segurança, deverão criar um grupo nas redes sociais para acompanhar e fiscalizar as demandas em conjunto.
comissões

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo