Francisco Alves parabeniza município pela implementação do exame para detectar espirometria

Exame tem com custo zero para o município e paciente

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Alves (PL) está comemorando a parceria entre  a Secretaria Municipal da Saúde e o laboratório Boehringer Ingelheim, firmada através da assinatura de um termo de cooperação,  que visa a realização de exames para a detecção de doenças broncopulmonares obstrutivas crônicas (DBPOC), mais conhecido como espirometria. Em documento aprovado ontem (7), durante a sessão do Legislativo, o parlamentar  destacou a preocupação do prefeito, Leonardo Pascoal, em zerar a fila de espera dos pacientes em Esteio. “Este procedimento, de responsabilidade do Estado, estava suspenso desde março de 2020. De acordo com a SMS, haviam 271 esteienses aguardando pelo exame. Apresentamos o projeto “AbraçAR”, da Boehringer Ingelheim, ao chefe do Executivo e imediatamente recebemos o retorno positivo. O procedimento não tem custos para o município e nem para o paciente”, explicou.

O programa “AbraçAr” é uma plataforma de serviços com ações estruturada que fortalece o aumento do diagnóstico e tratamento da doença, proporcionando redução no tempo da jornada e dos custos de hospitalizações para municípios e estados.

Os pacientes estão sendo chamados pela Secretaria Municipal de Saúde e agendando o horário de atendimento. Conforme informação da secretaria, se algum esteiense aguarda pelo procedimento e não foi contatado, pode entrar em contato com o setor de Regulação da SMS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através do telefone 3433-8420.

Sobre a Espirometria:

A Espirometria é um exame não invasivo que mede a quantidade de ar nos pulmões ao inspirar e expirar, bem como a velocidade com que esse processo é realizado, sendo muito solicitado no diagnóstico de alergias e doenças respiratórias. Também conhecida como exame de sopro, serve para diagnosticar distúrbios ventilatórios. O teste mensura a capacidade dos pulmões por meio da avaliação da quantidade de ar que pode ser retida, bem como do volume e velocidade que o paciente consegue soprá-lo. Geralmente, é solicitado em investigações de doenças que levam à falta de ar constante.