Grupo de Trabalho contra Enchentes promove reunião com Executivo

Acompra de equipamentos para a Defesa Civil e a criação de uma Brigada Voluntária foram algumas das medidas encaminhadas no encontro

Por Comunicação Social- Assessoria de Imprensa

24/08/2023 -  O Grupo de Trabalho contra Enchentes, criado após o ciclone extratropical que atingiu o município e região em 16 de junho, reuniiu-se ontem (23), na Câmara Municipal de Esteio. Nesta segunda reunião do GT, com a presença de  representantes do Executivo, do presidente do Legislativo, Cristiano Coutinho (MDB);  dos vereadores Marcelo Kohlrausch (PSB), que comandou o encontro; Fernanda Fernandes (PP), Fernando Luz(PP), Francisco Alves (PL), Jorge Elias (PP), Leo Dahmer (PT) e Luciano Battistello (MDB), além da comunidade, foram apresentadas ao Executivo as demandas solicitadas no último encontro - pedidos dos vereadores e da comunidade, a exemplo da limpeza dos arroios Esteio e Sapucaia, construção de bacias de contenção e limpeza dos canais que desaguam nos arroios.

Na oportunidade, o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Derli Scienza, destacou que a pasta vem trabalhando na microdrenagem, que são as obras de alargamento de pontes, revestimento com talude do arroio Sapucaia e  a execução da bacia de contenção no bairro Jardim das Figueiras, além das limpezas e manutenção dos canais  que passam pela BR-116, especialmente do que passa dentro da empresa de cimento, no Novo Esteio, bem como a limpeza e desassoreamento em toda a extensão dos arroios Esteio e Sapucaia.  Scienza destacou que o primeiro bairro a receber os serviços da secretaria de Obras foi o São José e que nas próximas semanas será a vez do bairro São Sebastião e Vila Ezequiel. "Vamos também até o bairro Três Marias", informou.

Também o secretário de Segurança e chefe da Defesa Civil, Alberto Rocha, informou sobre as ações necessárias de auxílio aos moradores durante as enchentes e frisou que as obras da RS-118 também impactaram nas últimas cheias. Além disso, ele informou que a secretaria fez o pedido para compra de equipamentos para a Defesa Civil. Junto com o servidor do departamento, Rodrigo Adam, foram esclarecidas a disponibilização dos contatos da defesa civil e de que o setor está atrelado à Defesa Civil do Estado. "Não podemos sair das normas ditadas pela defesa estadual, no sentido, inclusive, de não causar pânico", disse Adam sobre o questionamento dos avisos sobre o ciclone. Ele também falou que vários alertas vinham sendo dados pelas redes sociais desde o dia 12 de junho.

Além dos vereadores, houve a manifestação dos moradores, que pediram medidas efetivas e urgentes para evitar novas ocorrências. Foram encaminhadas várias demandas, entre elas a criação de uma guarda voluntária, compra de equipamentos para a Defesa Civil, e, especialmente a limpeza dos arroios e obras estruturantes para combater as enchentes.