Hip hop é declarado patrimônio cultural de Esteio

Projeto de autoria de Leo Dahmer (PT) foi aprovado por unanimidade e segue para a sanção do prefeito.

02/10/2019 - A cultura hip hop é patrimônio cultural imaterial do município de Esteio. É o que foi decidido na noite de terça-feira (1), durante a sessão semanal da Câmara, com a aprovação, por unanimidade, do projeto de lei 27/2019. A proposição, de autoria do vereador Leo Dahmer (PT), autoriza o fomento pelo poder público de manifestações artísticas como o rap, o grafite e o breaking por meio de campanhas de divulgação e de formação.

Além disso, passa a ser proibido a discriminação de qualquer tipo direcionada aos artistas e às manifestações culturais. Também é vedada a imposição de regras discriminatórias para a realização das manifestações próprias do hip hop.

Na justificativa ao projeto, Leo ressalta que a cidade abriga a Casa da Cultura Hip Hop, a maior do gênero na América Latina. A instituição também realiza ações que visam toda a comunidade, como programas de capacitação visando a geração de emprego e renda. “Nesse sentido, os ativistas culturais buscam recursos para execução de projetos em organismos locais, regionais, nacionais e internacionais. A presente proposta tem por objetivo legitimar e facilitar a captação de recursos, principalmente em organismos internacionais”, afirmou o parlamentar.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

registrado em: , ,