Homenagem à Consciência Negra lota Câmara de Vereadores

(Confira as imagens na Galeria de Fotos)

A homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, lotou na noite de ontem (17), o Plenário da Câmara de Vereadores.  Além de apresentações artísticas, a exemplo do  Grupo “Pérolas Negras”, composto pelas professoras  Mônica  Marins,  Graziela Oliveira,  Márcia  Ribeiro  e  Andréa  Teixeira, e da esquete do Grupo  Teatro Afirmativo Atitude em Movimento que contou “Os causas da negra velha”, os participantes puderam acompanhar a cerimônia de entrega de honrarias a 25 personalidades negras da comunidade escolar. Neste ano,  foram destacados na categoria infantil, Mateus Teixeira Gusn e, na adulto, Elisângela do Nascimento. Também receberam a distinção da Câmara de Vereadores, nove personalidades ligadas ao movimento, indicadas pelos vereadores.  A proposição é do presidente Leonardo Dahmer(PT), que comandou a solenidade. Para ele, ainda é preciso avançar na luta contra o preconceito.
Durante o evento, a vereadora Michele Pereira (PT), falou em nome da Mesa Diretora, oportunidade em que reforçou a falta de tolerância  e chamou para a reflexão sobre as atitudes diárias dos seres humanos."A educação e informação são fundamentais para que sejam quebrados alguns paradigmas", disse.
Dona Maria Nunes dias, de 103 anos, uma das homenageadas, disse que vivenciou muitos momentos de alegria e que  "para Deus, somos todos iguais", afirmou.
Na solenidade, o Coordenador de Direitos Humanos, Jauri Machado, salientou que a  discussão racial vem se destacando e ficando a cada dia mais forte. "O assunto vem se fortalecendo e a tendência aumentar a discussão em torno do tema", disse. Também lembrou que a Semana da Consciência Negra foi idealizada pela ex-vereadora Daianny Costa. O coordenador aproveitou para empossar os integrantes do novo Conselho Municipal do Povo de Matriz Terreira, aprovado recentemente pelo Legislativo.
A solenidade em homenagem ao Dia da consciência Negra vem sendo realizado há mais de 9 anos pela Câmara de Vereadores e reconhece a comunidade negra com atuação destacada na cidade.

Confira os homenageados deste ano:

Matheus Escouto Chaves ; Alex Totti Soares; Kauany Camargo Silveira; Maria Luiza Soares Alves; Cláudia Bernadete Silva; Tainá Santos da Silva; Adriani Loreto Oliveira; Sônia Pedroso Machado; Maria Jurema Peixoto; Elisângela do Nascimento; Matheus Teixeira Guns; Camila Azevedo de Lima; Miriam Alves Barreto; Ashley Camilly Ferreira da Almeida; Raissa Ulguim  Monteiro; Wellington Carvalho da Luz; Giovana da Rocha Pacheco; Elenara Vieira Martins; Carla Soares Roque; Isadora Zanon Chaves; Julie da Silva; Carlos Roberto Costa dos Santos; Rosimara Gomes de Varga; Carla Fernanda Soares dos Santos; Damiana Conceição Felix Mello; Maria de Fátima Alves; Marco Antônio do Nascimento Coelho; Sonia Nascimento Silva; Sonia Teresinha Rodrigues Rosa Martins; Maria Nunes Dias; Vilma Lima dos Santos; Luiz Cezar Nunes;  Jorge Antônio dos Santos Brito; Natiely Pinto Pereira e Sandra Figueiredo.

Por Terezinha Bobsin

Reg prof MTB/RS 7156