Homenagem ao dia do Professor lota Câmara de Vereadores de Esteio

Legislativo também para lançar o Prêmio Paulo Freire

O Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio lotou na noite de ontem(27) durante a solenidade em homenagem ao Dia do Professor, comemorado no último dia 15. Ao todo, 38 professores das redes municipal, estadual e particular receberam a distinção do Legislativo em reconhecimento à profissão. A cerimônia, conduzida pelo presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT), foi uma iniciativa é da vereadora Beatriz Lopes (PT), que frisou a importância de valorizar a área, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. "Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis. Nada mais justo do que poder homenagear colegas professores, que diariamente, não se cansam de transmitir o conhecimento", lembrou.
A secretária de Educação, Carla Escosteguy, também destacou o reconhecimento do Executivo com a área educacional da cidade e lembrou o avanço conquistado pela classe, a exemplo do Plano de Carreira do Magistério.  A solenidade contou com a apresentação artística de alunos do Programa  Mais Educação, da Escola Oswaldo Aranha e  e da aluna Raissa Seghetto dos Santos, da escola Maria Lygia Haack.
Durante a cerimônia, a vereadora Beatriz Lopes aproveitou para realizar o lançamento da 4ª edição do concurso do Prêmio Paulo Freire. A iniciativa foi instituída em 2004, através do Decreto Legislativo nº 382, e visa conceder premiação às entidades governamentais, não governamentais e cidadãos que se destacarem pela atuação em educação e cultura popular no município de Esteio.  O Prêmio Paulo Freire tem como objetivo disseminar avanços do conhecimento e da prática social nas áreas de educação e da cultura popular; divulgar projetos que sirvam de referência para outras iniciativas e oportunizar a troca de experiências que instrumentalizem a educação e a cultura popular
O regulamento e demais informações podem ser acessadas no site da Câmara, através do link Prêmio Paulo Freire, a partir de 10 de novembro

Participaram da cerimônia os vereadora Ari Zononi (PSB), Felipe Costella(PMDB), Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (SD), Leonardo Pascoal (PP), Marcelo Kohlrausch(PDT), Michele Pereira(PT) e Rafael Figliero (PTB), além do Corpo de Bombeiros, Alvaro Nascimento e do 34º BPM, comandante José Nilo Alves.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156
registrado em: