Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida passa pela Câmara

18/05/2016 - Durante toda a tarde de ontem(17),a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida esteve exposta à visita na Câmara de Vereadores de Esteio. Vinda do  Santuário Nacional de Aparecida, de São Paulo, a estátua está em visita às cidades do estado, atividade promovida pelo santuário devido ao Jubileu “300 anos de bênçãos”, quando imagens peregrinas  estão sendo enviadas à diversas arquidioceses do  Brasil.  Durante a sessão, à noite, o padre da paróquia Imaculado Coração de Maria, Túlio Melo Wavginiak, falou sobre o jubileu e a importância de acolher aquela que fez uma excepcional peregrinação da fé "e que representa um ponto de referência constante para a igreja", disse. A imagem segue hoje(18) para o Hospital São Camilo, onde permanecerá durante todo o dia e, depois para capelas e outros setores do município.

No decorrer da peregrinação, que culminará em 2017,  serão colhidos porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.  Este ano será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional – sinos estão sendo fabricados na Holanda especialmente para esta obra que foi projetada por Oscar Niemeyer. A inauguração do campanário está prevista para o dia 12 de outubro de 2016, na abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos da aparição.


História da Imagem

No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores instuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.
Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

 

Terezinha Bobsin - Assessora de Imprensa - reg prof MTb/RS 7156

registrado em: ,