Jane Battistello renuncia à presidência da Câmara de Vereadores de Esteio

Nova Mesa Diretora será eleita na próxima terça-feira, 18. Jane estava sozinha na presidência desde abril

13/08/2015 - A presidente da Câmara de Vereadores, Jane Battistello(SD), renunciou ao cargo no final da sessão ordinária na noite de terça-feira(11). A medida se deu antes que entrasse em votação, pelo Plenário, o relatório de 27 páginas com denúncias de possíveis irregularidades na administração da Câmara de Vereadores, sessão que estava marcada para hoje, 13.  O processo de 400 páginas contra a presidente, montado pela Comissão Temporária Processante, instaurada  em 19 de maio depois que os integrantes da Mesa Diretora renunciaram coletivamente, em abril, contém depoimentos de diversos funcionários, testemunhas de defesa e de acusação, além de gravações das câmeras internas. Na conclusão, o documento opina pela destituição da presidente: "tem se fartamente comprovado que a Presidente da Câmara, Vereadora Jane Battistello, omitiu-se de atribuições a ela conferidas pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de Esteio, notadamente o art. 27 do referido diploma legal, atitude esta que implica na descompostura do exercício da função que ocupa, se lhe impondo a destituição da Presidência". A primeira sessão de julgamento estava marcada para a última segunda-feira, 10, por quatro vereadores, mas, em ofício datado do mesmo dia, Jane Battistello, havia marcado para o dia 13.
        Com a renúncia, segundo a presidente da Comissão, vereadora Michele Pereira (PT), o relatório perdeu o objeto e a Comissão Processante, em reunião na tarde de ontem(12), decidiu pelo encerramento das atividades e pela dissolução da comissão. Segundo Michele Pereira, os autos do processo, que resultou no relatório final aprovado pelos integrantes da Comissão, também formada vereadores Leonardo Pascoal (PP), como relator e Jaime da Rosa (PSB),   será encaminhado à nova Mesa Diretora, que será eleita na próxima terça-feira, 18, solicitando protocolo no Ministério Público estadual e Tribunal de Contas do Estado.
         Também durante a tarde de hoje, os vereadores se reuniram para discutir o destino dos trabalhos do Legislativo, já que não há Mesa Diretora. "É uma situação inusitada na cidade e, talvez, no país", destacou o vereador Jaime da Rosa, que está no quarto mandato. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, assume o vereador mais votado, Leonardo Dahmer (PT), com 2.211 votos, que vai exercer mandato  até a eleição da nova mesa diretora. Dahmer, que foi presidente no ano passado,  cancelou a sessão de julgamento, que estava marcada para hoje, 13, na escola Clodovino Soares.
       A sessão da próxima terça-feira, em função das obras do Plenário, segue ocorrendo na Escola Clodovino Soares, rua Ulisses Pimentel, 610, no bairro Teópolis.
Por Terezinha Bobsin  reg prof MTb 7156
registrado em: