Kohlrausch questiona se Agergs fiscaliza tratamento de água de Esteio

Presidente da Câmara relata que comunidade tem reclamado da cor, cheiro e gosto anormais de água fornecida em Esteio

O motivo da água encanada fornecida em Esteio ser alvo de reclamações da comunidade e se agência reguladora acompanha a situação. É o que questiona o presidente da Câmara Marcelo Kohlrausch (PDT), em requerimento aprovado esta terça, dia 26, durante sessão da Comissão Representativa. O vereador ainda pede que a Corsan responda se a água fornecida a Esteio é analisada com frequência.

Kohlrausch pede que uma série de indagações sejam respondidas pela Corsan. Entre as cinco questões que apresenta no requerimento, o vereador solicita ser informado se reservatórios da central de distribuição e dos bairros são limpos e em qual frequência. O parlamentar também questiona se a Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS) acompanha procedimentos de análise e manutenção da qualidade da água.

Durante a sessão, Marcelo afirmou que os vereadores são repetidamente questionados sobre a qualidade da água, sobretudo durante o início do ano. “Eu quero fazer esses questionamentos para o nosso gerente da Corsan. Tenho certeza que ele vai nos responder à altura, para a gente ver o que pode ser feito para melhorar a qualidade da água”, declarou.

Em um aparte, o vereador Leonardo Pascoal (PP), afirmou ter recebido a informação, do gerente da unidade de Esteio/Nova Santa Rita da Corsan, Luciano Vieira Brandão, de que o rio dos Sinos está com quantidades de algas acima do normal, há dez dias, e que procedimentos utilizados para amenizar o problema não estariam sendo suficientes.

A vereadora Beatriz Lopes (PT) também recebeu informações semelhantes da secretária de Saúde, Ana Paula Goularte. Segundo relatos de funcionária da Vigilância Sanitária que está acompanhando a situação, a água é potável.

Por Gustavo Santos - jornalista

Marcela Silva disse:
27/01/2016 15h39
Senhor vereador Marcelo. A cor da água não está anormal. Aliás, que notícia embrulhada e repetida.
Administrador/ disse:
01/02/2016 15h24
Boa tarde Marcela. A reclamação da cor da água vem da comunidade. Sobre a matéria repetida e confusa, vamos corrigir o jornalista responsável que assinou o texto.
Nathiele disse:
31/01/2016 20h05
Diz que a água está potável, mas o gosto e o cheiro estão insuportáveis.
Administrador/ disse:
01/02/2016 15h31
Boa Tarde Nathiele. Obrigado pelo contato. Estamos fazendo a denúncia de acordo com a comunidade.
Comentários foram desativados.