Lar de Idosos Paz e Amor apresenta projeto social à CCJR

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal, integrada pelos vereadores Euclides Castro (PP), Fernanda Fernandes (PP) e Luiz Duarte (PT), recebeu na tarde de hoje(3), a cópia do projeto social "Saúde do Idoso no Bairro" da Associação Lar dos Idosos Paz e Amor, localizada no bairro Três Marias. A proposta, que atende idosos do bairro, visa promover assistência interdisciplinar gratuita aos idosos, com profissionais das áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia, nutrição e serviço social. A intenção, de acordo com  o representante da entidade, Altair Canova, é oportunizar a este segmento da sociedade a busca pela qualidade de vida, oportunizando a adesão a hábitos saudáveis, capacitação para o auto-cuidado e gerenciamento de suas principais doenças, adaptação às incapacidades funcionais, bem como conscientizar a comunidade sobre a importância de assistência da integral ao idoso nesta fase da vida.

A apresentação da proposta, segundo a presidente da Comissão, Fernanda Fernandes, pretende amparar o projeto que pede autorização Legislativa para renovação da concessão, pelo prazo de 20 anos,  da área de terras, que totaliza 2.016 metros quadrados, onde está instalada a associação. Ao texto, a Comissão vai apresentar uma emenda parlamentar, destacando a contrapartida social da associação, com efetivação do projeto Saúde do Idoso. "Anualmente, a entidade deve apresentar um relatório das atividades realizadas junto à comunidade", afirmou.

Já o vereador Leo Dahmer (PT), que também participou da reunião, disse que a associação não possui fins lucrativos e atende ao interesse público. "A entidade já cumpre seu papel comunitário", relatou.

A associação foi fundada em 9 de março de 1986 e, em 1999, foi construído o prédio, om 63 leitos e outras dependências necessárias ao atendimento do idoso. A manutenção da instituição é feita através de mensalidades e  doações. Sua diretoria é composta por voluntários e não possui convênios com órgãos oficiais. De acordo com Canova, o pedido de renovação da concessão já estava na prefeitura desde 2014.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

registrado em: ,