Leo Dahmer defende prevenção de conflitos em escolas
18/07/2025 – Instituir ações integradas para promover a segurança e humanização do ambiente escolar, valorizar profissionais e fortalecer vínculos entre instituições de ensino e famílias. É o que propões o vereador Leo Dahmer (PT) no anteprojeto 72/2025, apresentado na terça-feira (15), durante a última sessão semanal da Câmara de Esteio.
A proposta é estruturada em três eixos, sendo eles a integração escola-família, o acolhimento aos servidores da área e a segurança com enfoque de gênero. No primeiro deles, vão ser promovidas ações como formação conjunta de pais e professores, diário do aluno compartilhado e acompanhamento com suporte de psicólogos e psicopedagogos.
No segundo são previstos um programa de valorização dos educadores, uma política permanente de promoção da saúde mental e acolhimento psicológico e a realização da Semana da Saúde do Servidor da Educação. Já o ultimo eixo prevê o reforço da patrulha escolar, a criação de um canal de denúncia direto e a estruturação da Patrulha Lilás na Guarda Municipal.
De acordo com o vereador, as propostas são resultado da escuta de demandas das comunidades escolares, bem como do Movimento Tua Voz e do Fórum Unificado de Mulheres de Esteio. “A integração entre pais e professores, o cuidado com a saúde mental dos educadores, a atuação da Guarda Municipal com enfoque em gênero, bem como a integração de um sistema de acompanhamento com suporte técnico especializado são medidas que convergem para uma escola mais segura, acolhedora e eficiente”, afirma Leo na justificativa anexada à proposição.
O anteprojeto segue agora para apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio