Leo Dahmer e Márcio Alemão questionam paralisação das obras de microdrenagem da rua Bento Gonçalves

Os vereadores da bancada do PT, Leonardo Dahmer e Márcio Alemão querem informações sobre a nova paralisação das obras de microdrenagem na rua Bento Gonçalves, realizadas na altura do número 1.144. O documento, que será direcionado ao Executivo, foi aprovado na sessão de terça-feira(26), pela Câmara de Vereadores. Dahmer, que visitou o local nesta segunda-feira (25), foi alertado pelos funcionários acerca da situação. Segundo os parlamentares "as obras já deveriam ter sido concluídas, dada a importância em função do histórico de alagamento da região", afirmaram. Os vereadores ainda ressaltaram que o cronograma não foi cumprido, pois o início e conclusão previstos datavam de 30 de novembro de 2016 a 30 de maio de 2017. Além disso, também querem saber sobre o plano de trabalho e se a empresa vem recebendo pelos serviços realizados.

Conforme dados da Prefeitura de Esteio,  "serão colocadas duas linhas de canos com 1,2 m de diâmetro que atravessarão todo este terreno até chegar à via, onde tubos serão instalados dos dois lados, com diferentes diâmetros, até a curva que a rua faz em direção à Avenida Presidente Vargas, em um trecho que chega a 800 metros". A intenção seria de  garantir a vazão em dias de chuva e reduzir os riscos de acúmulo de água sobre a pista de rodagem. A iniciativa prevê, ainda, a colocação de poços de visita e bocas de lobo,  assim como a recuperação do asfalto e meio-fio nos locais que receberão os canos.

Segundo afirma em notícia o Executivo, a reformulação, que não onerou os cofres públicos e  ampliou o número de tubos.  A empresa Plasma Pavimentadora e Construtora Ltda foi  a contratada para executar a intervenção e recursos liberados pela Caixa. "Atualmente, conforme dados da Caixa Federal, estão creditados na conta da Prefeitura R$ 467 mil e o restante será depositado conforme a intervenção tiver andamento", informam.

Projeto Original:

Já o projeto inicial, que teve a ordem de execução dada em dezembro do ano passado, previa,  uma rede que comportaria  1,8 mil metros de galerias nos dois lados da rua para escoamento pluvial, no trecho entre a curva da Vila Ezequiel e o Arroio Esteio. Também havia previsão de instalações de tubos de concreto armado com diâmetros que vão de 0,3m a 1,5m (os quais seriam utilizados no ponto final da rede, em um ramal que desembocaria no Arroio Esteio).  O projeto previa, ainda, a colocação de poços de visita e bocas de lobo, assim como a recuperação do asfalto e meio-fio nos locais que receberão os canos.
Por Danielle Della  Passe - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156