Marcelo Kohlrausch pede ampliação do convênio para atendimento em cardiologia

Na área de cardiovascular, 322 esteienses aguardam uma primeira consulta, 88 deles por cateterismo. Nos três primeiros meses de 2023, apenas três esteienses foram atendidos, conforme o vereador

Por  Assessora de Imprensa - Terezinha Bobsin

04/10/2023-  A amplição do convênio para atendimento na especialidade de cardiologia para os esteienses é o pedido do vereador do Marcelo Kohlrausch(PSB), aprovado na noite de ontem(3), por unanimidade pela Câmara Municipal de Esteio. No documento, que será direcionado ao Governo do Estado, o vereador solicita que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) amplie o atendimento na rede de hospitais de Porto Alegre, a exemplo do Hospital de Clínicas e da Santa Casa ou, ainda,  aumente o número de atendimentos no Hospital da Ulbra, em Canoas.

Segundo o parlamentar, desde abril deste ano, via ofício SG 1809/2023, o vereador vem reivindicando melhorias no atendimento  desta especialidade e, no entanto, "a comunidade continua padecendo na fila de espera", relatou. O vereador justitica que a fila de  procedimentos cardíacos de Esteio é  imensa. "Atualmente somente duas pessoas por mês são atendidas em Canoas, no Hospital da Ulbra. Os procedimentos cardíacos como cateterismo ou intervenções cirúrgicas são de extrema necessidade e é desumano fazer o paciente esperar na fila por anos com risco de morte", reforçou.

Conforme informação do vereador, na área de cardiovascular, 322 esteienses aguardam uma primeira consulta, 88 deles por cateterismo. Nos três primeiros meses de 2023, apenas três esteienses foram atendidos. "Esta morosidade aumenta ainda mais a fila, pois tem gente esperando desde março do ano passado", informou o vereador.