Mário Couto requer a implantação da Procuradoria Especial do Idoso

Proposta visa fomentar a participação do idoso na política, combater a violência e promover atividades que melhorem a qualidade de vida desse grupo

Com o principal intuito de promover os direitos das pessoas idosas, o vereador Mário Couto (PDT) apresentou, na sessão legislativa de ontem (24), um projeto de resolução criando a Procuradoria Especial do Idoso no âmbito da Câmara de Vereadores. Na proposta, o órgão seria integrado por um procurador especial do idoso e um adjunto, a serem designados pelo presidente da Câmara dentre os vereadores do mandato, sem receber valores adicionais sobre seus subsídios.

Conforme o documento, o órgão deve combater a violência e a discriminação contra o idoso, dar apoio a instituições públicas e privadas voltadas à implementação de políticas que promovam a qualidade de vida desse grupo e fomentar a participação do idoso na política. Deve, também, promover cursos, palestras, pesquisas e outras atividades sobre violência e discriminação contra o idoso. Para o vereador, o Poder Legislativo deve atuar de forma efetiva pelos direitos dos idosos.

Caberia à secretaria da Câmara, com sua estrutura já existente, dar suporte às atividades promovidas pela Procuradoria. A iniciativa será analisada pela Mesa Diretora ainda nesta semana.

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156