Museu de Esteio terá nome de jornalista Miguel Luz

Homenagem é de autoria do vereador Leo Dahmer (PT) e teve o apoio de todos os demais parlamentares. A iniciativa foi aprovada durante a sessão da Câmara desta semana

26/10/2023 - No decorrer da sessão ordinária desta semana, realizada na noite de terça-feira (24), o projeto de lei 10/2023, do vereador Leo Dahmer (PT), foi aprovado por unanimidade. O documento dá o nome de Miguel Luz ao Museu Municipal de Esteio, atualmente instalado no bairro Parque Amador, nas dependências do antigo Seminário Claretiano.

Nascido em Santo Antônio da Patrulha, o homenageado, que mudou-se para Esteio em 1949, era fundador do jornal Destaque – existente desde 1967 – e autor do livro Ao Longo dos Trilhos, obra sobre a história da cidade, das origens até o início do século XXI. Formado em Contabilidade, Miguel, que também estudou Direito na Unisinos, além de Filosofia e Artes Dramáticas na Ufrgs, mantinha um museu particular com objetos históricos esteienses e recebeu, em 1990, o título de Cidadão Esteiense, concedido pela Câmara Municipal

Teve ainda uma atuação relevante em diversas entidades, inclusive presidindo a unidade local do Rotary International e a Associação dos Dirigentes de Jornais do Interior (Adjori). Igualmente, contribuiu para a construção do atual prédio da Brigada Militar e participou da criação do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), do Coral Vox Populi e do CTG Poncho Crioulo. Faleceu em 30 de setembro, aos 86 anos, após sofrer uma parada cardíaca.

O vereador Leo, durante discurso na tribuna da Câmara, ressaltou que a iniciativa teve o apoio de todos os demais parlamentares e destacou a importância do jornalista na preservação da memória de Esteio. “O sentido de tudo isso está em garantirmos esse acervo para as futuras gerações“, afirmou.

Outros vereadores também se pronunciaram antes da votação do projeto. Marcelo Kohlrausch (PSB), que foi colunista no jornal Destaque por dez anos, salientou a importância de Miguel para a preservação da memória do Município. “Falar do passado é fortalecer o presente e preparar as gerações para o futuro”, declarou. “Esteio perdeu, com certeza, um dos maiores valorizadores de sua cidade”.

Já Francisco Alves (PL) enfatizou a atuação profissional e na sociedade civil que o homenageado teve durante os 74 anos em que residiu em Esteio.  “Ele se entregou ao nosso Município, de forma que ocupou todos os espaços que a sociedade o ofereceu, sempre da melhor forma possível, dando oportunidade às pessoas”, disse.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio