Parlamentar quer programa Papo de Responsa em Esteio

A vereadora Fernanda Fernandes (PP), em requerimento apresentado na sessão de quinta-feira (22), sugere que o governo estadual traga às escolas da cidade iniciativa que visa o combate à violência entre alunos

23/09/2022 – Por meio do requerimento para outros órgãos 389/2022, apresentado na sessão ordinária de quinta-feira (22), a vereadora Fernanda Fernandes (PP) solicitou que o governo estadual providencie a implantação do programa Papo de Responsa nas escolas públicas e privadas de Esteio. A medida teria o objetivo de promover a convivência pacífica entre os alunos.

Para Fernanda, a vinda do programa à cidade tem grande importância em um momento de aumento nos relatos de violência nas escolas estaduais. “As agressões físicas entre os alunos estão entre os tipos de violência que mais preocupam professores da rede pública”, afirma a vereadora na justificativa ao requerimento. “Por isso, se faz necessário iniciativas como estas com o objetivo de conscientizar e proporcionar mais diálogo entre os alunos”.

O Papo de Responsa é uma iniciativa criada em 2003 no Rio de Janeiro pelo inspetor Roberto Chaves, que promove conversas entre policiais e estudantes em tom descontraído e informal sobre assuntos como drogas e protagonismo juvenil. No Rio Grande do Sul existe desde 2016, em uma parceria entre a Polícia Civil e o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca). Tem como um dos objetivos sensibilizar os jovens para a importância da convivência pacífica.

Aprovado em plenário por unanimidade, o requerimento de Fernanda será enviado ao governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB). Uma cópia do documento também será enviada à Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio