Parlamentar solicita informações sobre pedágio na RS-118

Estudo sobre modalidade eletrônica, que não utiliza praças físicas, foi citado pelo governador do Estado em entrevista no início de março. Fernanda Fernandes (PP) questiona em documento a real possibilidade de implantação da cobrança

06/04/2023 – A possibilidade de estudo sobre pedágio no modelo eletrônico free cash flow na RS-118, aventada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), durante entrevista coletiva de 8 de março. Esse foi o fato que motivou a vereadora Fernanda Fernandes (PP) a apresentar o requerimento para outros órgãos 120/2023, durante a sessão da Câmara de Esteio de terça-feira (4). No documento, a parlamentar solicita que o governo do Estado informe qual será o cronograma do estudo para a introdução da modalidade de cobrança, em qual trecho seria instalada e qual a possibilidade da medida tornar realidade.

Fernanda relatou em fala na tribuna do Legislativo municipal que a intenção do questionamento é sanar a dúvida da população após a afirmação do governador sobre estudos com relação ao novo modelo de pagamento pelo direito de trafegar na rodovia. “Já existe um movimento, desde 2021, contra a implantação de pedágio na RS-118”, ressaltou.

O free cash flow é uma modalidade de pedágio com a cobrança realizada sem a necessidade de implantar de praças físicas, mas efetuada por meio de pórticos, antenas e câmeras, que registram a placa do veículo. Para determinar o valor a ser pago pelo motorista é levada em conta a quantidade de quilômetros percorridos na estrada, ao invés de uma tarifa fixa preestabelecida. Utilizado no Brasil na BR-101, o modelo já funciona em trecho localizado no litoral do Rio de Janeiro, nas cidades de Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.

O requerimento foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara de Esteio e será enviado ao chefe do Poder Executivo gaúcho. Uma cópia será enviada à secretaria estadual competente.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio