Parlamentares questionam odor vindo da Refap

Comunidade relata problemas de saúde. Requerimentos pedindo explicações por mau cheiro foram aprovados por unanimidade.

18/09/2019 - Problemas com a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) foram o tema de dois documentos apresentados e aprovados durante a sessão da Câmara, realizada na noite de terça-feira (17), no Parque de Exposições Assis Brasil. O requerimento para outros órgãos 100/2019, de Leo Dahmer (PT), pede para que as atividades da fábrica sejam realizadas dentro de padrões que permitam a qualidade de vida da comunidade. O parlamentar relata que problemas de saúde como vômitos e crises respiratórias se tornaram frequentes na vizinhança da unidade da Petrobrás.

Já o requerimento para outros órgãos 102/2019, de Felipe Costella (MDB), pede que a Refap solucione o problema do mau cheiro que estaria sendo emitido pela fábrica. O parlamentar afirma que alguns cidadãos estão se queixando de fortes dores de cabeça, náuseas e ardência nos olhos.

A refinaria canoense, instalada na divisa com Esteio, já foi objeto de encontros e debates, em 2019. Em maio, a Comissão de Saúde realizou uma reunião após as chaminés da unidade emitirem chamas altas e fumaça escura nos dias 5 e 13 daquele mês.  Já em 21 de agosto, Euclides Castro (PP), Mário Couto (PDT), Rute Pereira (MDB) e Sandro Severo (PSB) estiveram nas instalações da empresa, a convite da Refap, para conhecer o funcionamento da indústria.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

registrado em: , ,