Parlamentares visitam Abrigo Municipal para analisar denúncias

Reclamações de maus tratos e problemas de alimentação foram divulgadas nas redes sociais. Associação que administra o local rebate acusações

28/04/2016 - Com o intuito de esclarecer dúvidas sobre denúncias feitas nas redes sociais, os vereadores da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social Jaime da Rosa (PSB) e Michele Pereira (PT) visitaram, na tarde de hoje (28), o Abrigo Municipal de Esteio, conveniado à Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), de Novo Hamburgo. Em vídeo, há afirmações de que internos do local sofreriam maus tratos e problemas relativos à falta de alimentação. Por aproximadamente uma hora, os vereadores questionaram a gestora do abrigo, Janaína Carloto, sobre os problemas relatados no material divulgado. Segundo Janaína, ao tomar conhecimento das denúncias, a primeira atitude da instituição foi analisar os argumentos apresentados. “Checamos as informações e prestamos esclarecimentos aos órgãos competentes, como o Ministério Público, a Prefeitura, o Conselho Tutelar o juizado, rebatendo as acusações”, informou.

De acordo com a gestora, com o processo de transição da nova equipe, foram estabelecidos limites que incomodaram os jovens que vivem no local. “Fechamos o portão e chamamos a guarda se observamos alguma movimentação estranha por perto”, diz. Em relação aos maus tratos, Janaína explica que algumas crianças, quando entram em surto, se tornam agressivas. “O que é feito nesses casos não é um a agressão por parte do educador, mas uma contenção. Precisamos conter a criança que desorganizou. Como elas se tornam muito fortes nesses momentos, precisamos de ajuda. Eu mesma fiquei com roxos nos braços em função disso”, esclareceu.

No que diz respeito à alimentação, Janaína nega as acusações sobre a falta de comida na casa. “Temos alimentação e uma nutricionista que elabora um cardápio. O que mudou é que, antes, os jovens tinham livre acesso à cozinha. Agora, colocamos limites, como horários para café da manhã, lanches, almoço e janta. Oferecemos frutas nos intervalos entre as refeições”, argumenta.

A entidade, que iniciou o convênio com o abrigo municipal em março deste ano, atende 20 pessoas, entre crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Do total, 12 são ex-integrantes da Associação de Meninos de Esteio (Ame).

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156