Parque Assis Brasil abre à comunidade em 25 de outubro

Vereadores se reuniram com a direção do parque na tarde de hoje (14) para definir questões para a abertura. "O dia 25 servirá como experiência para analisar os prós e contras", diz Foscarini

A partir do dia 25 de outubro, das 13 às 18 horas, o Parque de Exposições Assis Brasil estará aberto à comunidade aos domingos.  O anúncio foi do subsecretário do Parque, Sérgio Foscarini, na tarde de hoje(14), durante reunião de trabalho com a Frente Parlamentar em Defesa do Parque Assis Brasil e da Estação Esteio, integrada pelos vereadores Leonardo Pascoal(PP), Beatriz Lopes (PT) e Rafael Figliero (PTB).  Este foi o segundo encontro, a pedido do vereador Leonardo Pascoal, com o intuito de discutir e cobrar questões acerca da abertura do local aos finais de semana.

O Subsecretário do Parque iniciou a reunião falando que, desde o início, a principal preocupação em relação à abertura do parque é a segurança. Nesse sentido, destacou que o dia 25 funcionará como uma experiência. “Depois, vamos analisar os prós e contras”, diz. Ele também explicou que, inicialmente, vendas serão proibidas no local. O consumo de bebidas alcoólicas também deve ser vetado, já que, durante a Semana Farroupilha, algumas ocorrências foram registradas.

Para o vereador Leonardo Pascoal, “a palavra chave é parceria”. Ele destacou ainda que a Câmara criou uma frente parlamentar “tamanha a importância que damos ao parque”. Ainda, segundo, o vereador, é importante a presença de diversos órgãos públicos na abertura, como o Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar, além de representantes do Legislativo e Executivo. “Isso demonstra a parceria de todos os órgãos e também gera receio para ações negativas”, pontuou.

“É bom ver a boa vontade de todos para a possibilidade de abertura”, afirmou o vereador Rafael Figliero. Ele disse que é necessário marcar uma reunião para tratar apenas a questões sobre a Semana Farroupilha, que também ocorre no parque. Para a vereadora Bia Lopes, o pedido de abertura do local também é relevante para incentivar atividades culturais no município. “Podemos formar uma comissão e pensar nisso”, propõe.  Ela também trouxe a discussão sobre a Semana Farroupilha, dizendo que o evento poderia entrar no calendário oficial do parque. Ficou acordado, ainda, que na quarta-feira após a abertura, dia 28, ocorrerá uma reunião de avaliação para discutir o que funcionou e possíveis ajustes.  Também participaram o prefeito, Gilmar Rinaldi e o vice-prefeito, Fladimir Costella.

Por Marco Prass - estágio de Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/Rs 7156