Portadores de fibromialgia podem ter atendimento preferencial

Anteprojeto do vereador Luciano Battistello(MDB) segue para avaliação do Executivo

24/02/2023  Portadores de fibromialgia -  doença crônica que desencadeia dor generalizada no corpo -,  podem passar a ter atendimento preferencial em  Esteio. A proposta, em forma de sugestão, é do vereador Luciano Battistello (MDB), que teve aprovação unânime durante a sessão de ontem(23), da Câmara de Vereadores de Esteio.  A medida irá garantir prioridade no atendimento em empresas públicas e concessionárias, sendo um benefício importante para que o portador da doença receba todos os cuidados necessários, segundo o vereador proponente.  A identificação das pessoas, de acordo com o anteprojeto de lei, se dará por meio de cartão e de adesivo expedidos pelo Executivo Municipal, mediante a comprovação médica. Além disso, ficará a cargo do Executivo, por meio de suas secretarias, a realização de palestras, debates, aulas e seminários de discussão que contribuam para a conscientização e a divulgação de informações acerca de fibromialgia. “Vamos aguardar que o Executivo retorne a matéria para o Legislativo em forma de projeto de lei, beneficiando, assim um grande número de portadores da doença”, salienta.

Sobre a doença - A fibromialgia é uma patologia caracterizada por dor crônica de localização pouco definida com resposta parcial a analgesia com importante comprometimento físico e emocional. É mais comum entre as mulheres de 30 a 50 anos. Pode estar associada a sintomas depressivos, fadiga e alteração do sono.

COmunicação Social - Assessoria de Imprensa