Possíveis enchentes em 2023 são tema de requerimentos

O vereador Marcelo Kohlrausch (PSB) apresentou documentos indagando órgãos públicos estaduais sobre quais medidas preventivas estão tomando para atenuar efeitos de inundações por conta do El Niño

15/06/2023 – Com a previsão de ocorrência do fenômeno climático El Niño, que pode causar chuvas acima da média, quais providências preventivas a Defesa Civil do Estado e a Corsan estão tomando caso ocorram enchentes? Esse é o questionamento do vereador Marcelo Kohlrausch (PSB) nos requerimentos para outros órgãos 212, 213 e 215/2023, apresentados na terça-feira (13), durante a sessão semanal da Câmara.

No primeiro deles, o parlamentar indaga a Defesa Civil sobre quais áreas são consideradas de alto risco e estão mapeadas na região metropolitana. “As informações são necessárias para manter a comunidade informada sobre as ações preventivas adotadas pelo poder público”, justifica Marcelo.

Já no requerimento 213, o membro da bancada do PSB no Legislativo municipal solicita que a Corsan responda se as estações de tratamento e bombeamento estão preparadas para manter o funcionamento em caso de inundações fortes, como aquelas que atingiram Esteio em 2015. Por sua vez, no requerimento 214, Marcelo faz mais um questionamento à Defesa Civil e novamente cita as inundações ocorridas há oito anos. “Qual o valor do orçamento da Defesa Civil do Estado, caso ocorram enchentes iguais ou maiores das ocorridas em 2015”, indaga o vereador. “Essas informações são necessárias para demonstrar à comunidade que não faltarão recursos para atender as regiões que poderão ser afetadas pelas enchentes”.  

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio