Presidência: Marcelo Kohlrausch recebe representantes da Cervejaria Artesanal Maragata

Na tarde de hoje (23), o vereador presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PSB), recebeu em seu gabinete a visita de representantes da Cervejaria Artesanal Maragata, o proprietário Vicente Toniolo e o químico industrial, Daniel Janke. Na conversa, os empresários apresentaram o projeto visando a implantação da 1ª Cervejaria Artesanal em Esteio, destacando os benefícios que um novo empreendimento industrial poderia trazer ao município. Para o vereador, a proposta é interessante, além de ser uma forma de valorizar a cidade. “As microcervejarias vêm crescendo em todo o estado. Em Esteio, seria de evidenciar o município, podendo gerar novos empregos e fonte de renda”, disse.

As microcervejarias estão se organizando da mesma forma que fizeram as vinícolas, tornando as cervejarias como pontos turísticos, gerando renda e trabalho para muitas cidades. Na serra gaúcha, a Secretaria do Turismo de Gramado – RS criou a Rota da Cerveja, que realiza o Tour da Cerveja Artesanal, um passeio a quatro microcervejarias locais.

Na região metropolitana, diversas cidades já apresentam uma microcervejaria e fomentam o surgimento de outras, como Canoas, São Leopoldo, Viamão, Novo Hamburgo, Gravataí, Alvorada, Eldorado do Sul, além de cidades serranas como Nova Petrópolis, Gramado, Canela, Feliz, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Pelotas, São Vendelino, Estrela, Ijuí, Dois Irmãos. Em Porto Alegre, somente no bairro Anchieta existem nove microcervejarias instaladas, entre elas, a Tupiniquin, eleita uma das melhores cervejarias de 2016, pelo Festival Nacional da Cerveja, realizado e Blumenau – SC.

Por Guilherme Psch - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156