Presidente do Movimento Brasil Competitivo fala sobre planejamento a longo prazo para a cidade à Câmara

O planejamento da cidade a longo prazo foi um dos temas abordados pelo presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal, em reunião na tarde de hoje (12), na Câmara de Vereadores de Esteio, com o presidente, Sandro Severo(PSB) e a participação do vereador Felipe Costella (PMDB) e do diretor-geral, Adriano Coutinho. Gastal falou sobre a bagagem do MBC em 19 estados do país, especialmente no poder executivo, e da nova experiência em tratar com legislativos. Segundo ele, a grande maiorias dos governantes pensam a cidade, através de planos plurianuais e orçamentários, para um curto tempo. "Quem está pensando no município, estado ou país para daqui há 20 anos. Que cidade queremos", questionou.

Gastal também destacou a falta de continuidade nos trabalhos realizados nas casas legislativas, em função da troca anual do gestor e apontou que o grande problema na área pública é a governança. "É preciso ter rumo e saber onde se quer chegar", disse. O presidente-executivo informou sobre o Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP), que atua com a participação de consultorias altamente qualificadas em gestão pública, que operam junto ao órgão público durante o processo de implantação das ações em diversas áreas.

Na oportunidade, Sandro e o vereador Felipe, aproveitaram para destacar o trabalho de qualificação realizado no Poder Legislativo, no que se refere ao planejamento realizado desde 2017, dentro de uma gestão de excelência, exemplificando a revisão de contratos realizados no ano passado, o que gerou a eficiência de gastos. Sandro Severo também afirmou que ainda neste ano será implantando o sistema de placar eletrônico para votação dos projetos, bem como a informatização mais moderna do sistema interno nos pedidos dos vereadores. Sobre a parceria com a MBC para realização de consultorias, o presidente da Câmara assegurou deve reunir com todos os vereadores assim que encerrar o recesso parlamentar, em 31 de janeiro.

O Movimento Brasil Competitivo foi criado em novembro de 2001 e é reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), voltada ao estímulo e ao fomento do desenvolvimento da sociedade brasileira. Tem como objetivo principal viabilizar projetos que pretendem o aumento da competitividade das organizações e da qualidade de vida da população.

registrado em: , ,