Procuradoria da Mulher: Seminário destaca mulher na política

A atividade foi organizada pela Procuradoria Especial da Mulher, sob a presidência da vereadora Fernanda Fernandes (PP)

Por Assessoria de Imprensa - Terezinha Bobsin (MTb/RS 7156)

31/10/2023 -  O último sábado(28), pela manhã, movimentou o Plenário da Câmara Municipal de Esteio, com a realização do Seminário Protagonismo da Mulher na Política, a vez e a voz das mulheres em todos os espaços. A atividade, organizada pela Procuradoria Especial da Mulher, com a presidência da vereadora Fernanda Fernandes (PP), contou om palestras como candidaturas femininas, conseguências de uma campanha sem apoio, com a painelista Cristina Boher, analista judiciária do TRE; A importância de mais mulheres na política, ministrada pela coordenadora da Comissão de Participação Feminina  Institucional do TRE, Débora do Carmo Vicente; Mulheres e suas potencialidades,assunto abordado pela psicopedagoga e representante do Grupo Mulheres do Brasil, Joelma Borges.

Com a presença dos vereadores Leo Dahmer (PT), Gilmar Rinaldi (PT), Francisco Alves (PL) e Sandro Severo, as participantes do seminário puderam acompanhar e esclarecer dúvidas na apresentação do painel integrado: uma campanha de sucesso, com as palestras do consultor e comunicador, Sérgio Zimmermann; da advogada Martina Rodrigues e da contadora Lori Quevedo; que falaram sobre prestação de contas dos partidos e o planejamento de campanha. Já a advogada e ativista em políticas públicas para minorias, Eduarda Medeiros, falou sobre A mulher e o espaço de poder. Também foram abordados assuntos de marketing politico, posicionamento de imagem e redes sociais, pela jornalista com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, Paula Gracioli.

Segundo a presidente da Procuradora, Fernanda Fernandes,  a conquista do espaço, como direito natural de ser humano, só foi alcançada pela mulher no século XX. "Foi uma longa jornala enfrentando preconceitos decorrentes da ignorância e da coerção da personalidade masculina sobre a feminina. A igualdade está longe de se tornar realidade. Este momento é de empoderamento e de conhecimento para que mais mulheres assumam seu espaço de direito na política. Hoje, nesta Câmara Municipal, temos apenas uma representação. Esperamos que no próximo pleito mais mulheres ocupem as cadeiras no legislativo e executivo", finalizou.