Procuradoria trata de inclusão digital dos idosos

O assunto foi uma das pautas tratadas em reunião realizada com a presença de secretários municipais de Cultura e de Cidadania

Tratar de demandas à população idosa de Esteio com representantes do Executivo. Este foi o objetivo da reunião desta quinta (08) da Procuradoria do Idoso, presidida por Mário Couto (PDT) e composta por Rute Viegas (PMDB). O encontro foi realizado na sala de reuniões do primeiro andar da sede da Câmara. Estiveram presentes o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero e a secretária municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Tatiana Tanara.

Um dos assuntos tratados, foi a implantação de oficinas permanentes de inclusão digital para a terceira idade. O assunto já foi alvo de um requerimento da própria Procuradoria. Em abril, Rute e Mário sugeriram ao Executivo que oficinas digitais permanentes para idosos fossem incluídas no programa Conta Comigo. Outra iniciativa a esse respeito foi um anteprojeto do vereador Sandro Severo (PSB) que foi enviado ao Executivo há um mês.

Tatiana afirmou que a implantação está, atualmente, em processo de estudo. Afirmou também que, num primeiro momento, poderão ser instituídas oficinas itinerantes, sendo as permanentes, que demandam um maior apoio logístico, instalada futuramente.

Os vereadores também trataram da realização de atividades culturais envolvendo os idosos. Rafael elencou as iniciativas que foram realizadas, desde que assumiu a pasta. Dentre elas, a realização de Ginástica para idosos, em dias diferentes da semana em diversas associações, como a casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya e o Centro de Artes e Esportes Unificado (Praça CEU, localizada no final da rua Rio Grande, no bairro São Sebastião).

Procuradoria do Idoso

A Procuradoria foi uma iniciativa do vereador Mário, cuja criação foi aprovada em plenário e oficializada pela resolução 710 de 15 de fevereiro de 2017. É constituída por dois membros designados pelo presidente da Câmara dentre os parlamentares em exercício de mandato. As reuniões acontecem todas as quintas às 16h30.

Por Gustavo Santos - Reg.Prof MTb/MG 14.986

registrado em: , ,