Programa Assistir é tema de solicitação ao Governo do Estado

A vereadora sugere que dentro do Comitê que vai realizar a matriz de referência do programa, esteja a representatividade do legislativos da Região Metropolitana

12/06/2023 - A Câmara Municipal de Esteio deve encaminhar nos próximos dias um ofício ao  Governo do Estado solicitando que o corte dos recursos para os hospitais da região, previsto no programa Assistir, permaneça suspenso conforme compromisso assumido com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A solicitação é da vereadora Fernanda Fernandes (PP), aprovada em Plenário, durante a sessão desta terça-feira(6). A vereadora também sugere que dentro do Comitê que vai realizar a matriz de referência do programa, esteja a representatividade do legislativos da Região Metropolitana, que vem realizando ações em prol desta suspensão, desde o ano de 2021. "Como o programa Assistir vem apresentando um déficit de 17%, um aumento nos recursos poderia chegar a margem de 33%, e Esteio poderia ser atingido, além dos outros municípios da região. Esperamos que o acordo com a Granpal seja mantido, assegurando que novos cortes nos recursos estejam suspensos até dezembro de 2023", explicou.

O programa Assistir, lançado em agosto de 2021,  estabeleceu que os hospitais contratualizados pelo programa deverão prestar pelo SUS os seguintes serviços: porta de entrada (urgência e emergência), maternidade, maternidade de alto risco, ambulatório de gestação de alto risco, ambulatório de egressos de UTI neonatal, ambulatórios de especialidades, de doenças crônicas, de idosos e de feridas, leitos de saúde mental e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), procedimentos e exames em oncologia, leitos de hospitais de pequeno porte e leitos de saúde.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa