Projeto concede título de Cidadã Esteiense a advogada Alice Grecchi

Matéria está tramitando na Câmara e é de iniciativa dos vereadores Francisco Alves, Fernando Luz, Jorge Elias, e Luciano Battistello

Por Assessora de Imprensa - Terezinha Bobsin (Reg Prof MTBRS 7156)

24/11/2023 - Tramita na Câmara Municipal de Esteio o projeto de Decreto Legislativo nº 3/2023, concedendo o título de Cidadã Esteiense a advogada Alice Grechi, pelos relevantes serviços prestados ao município.  A iniciativa é dos vereadores Francisco Alves (PL), Fernando Luz(PP), Jorge Elias (PP) e Luciano Battistello (MDB). A intenção é reconhecer o trabalho da advogada, que foi secretária Municipal de Fazenda e atual presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise).

Alice Grecchi é advogada tributarista, nascida em Guaporé, é residente em Esteio há 40 anos. É sócia do escritório Grecchi Advogados Associados, fundado em 1998;  juíza do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais;  professora dos cursos de pós-graduação e de graduação;  Mestre em Direito Tributário; graduada em Administração de Empresas e Direito.
Atualmente é  presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise); Conselheira do Conselho Deliberativo da  Fundação Escola Superior de Direito Tributário, Membro da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB/RS, Membro do Instituto de Estudos de Direito Tributário,Vice-Presidente do  Instituto dos Advogados do Estado do RS; Ex-Vice-Presidente  Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio; Conselheira do Conselho Curador da  Fundação Escola Superior de Direito Tributário,Ex-Secretária da Fazenda do Município de Esteio; ex-coordenadora de pós-graduação em Direito e Gestão Tributária – UNISINOS; Ex-conselheira no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda, ex-defensora do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais do Rio Grande do Sul, ex-presidente do Instituto dos Advogados do Estado do RS; auditora fiscal da Receita Estadual(aposentada); autora de artigos publicados em revistas e livros; palestrante em vários congressos e seminários.
Alice Grecchi, em seu mandato frente à Acise, que se encerra neste final de 2023, atuação relevante aproximando à ACISE das demais Entidades de classe – OAB e CDL – bem como Poderes Públicos Municipais, favorecendo o associativismo, o empreendedorismo e o network e promovendo a livre iniciativa. Durante sua gestão implantou a Certificação Digital e assinou inúmeros convênios beneficiando os associados através de valores diferenciados. Através do relacionamento sólido, construído durante sua convivência com Entidades de classe e Poder Público conquistou para a ACISE espaço físico compartilhado com a OAB subseção Esteio, onde será edificada a sede própria das Entidades. Pela competência profissional conseguiu projetar o nome da Entidade, com credibilidade e prestígio não só no município como em todo RS e Brasil, através da participação em um sem número de palestras e conferências proferidas dentro de sua área de atuação. Apoiadora de campanhas e movimentos que beneficiaram o município e a Região, como: Campanha Compre em Esteio e Estacionamento Rotativo, em parceria com a CDL, beneficiando o comércio local e a empregabilidade. Estímulo para a criação do Condomínio Industrial, bem como o acesso da 448 à Esteio. Ainda, enquanto Secretária Municipal da Fazenda ficou à frente de vários projetos que tiveram como objetivo a melhora dos serviços oferecidos aos cidadãos. O aplicativo “Fazendinha Fiscal”, oferecido às escolas municipais, no ano de 2018, recebeu prêmio da Famurs por sua aplicabilidade e conteúdo feito em parceria com o programa de Educação Fiscal. Junto aos tributos, Alice Grecchi, trabalhou na revisão do Código Tributário Municipal, vigente desde sua lei em 1991. Para agilidade no processo de compras da prefeitura, participou da implementação do processo eletrônico de compras, o que modernizou e agilizou o processo, bem como gerou economia aos cofres públicos.